quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HORA DO CONTO (AG.3-B, Professora Adélia)

Momento em que as crianças deixam de lado a realidade de suas vidas, inserindo-se no mundo da fantasia encontrado nas histórias infantis.

Isso acontece quando a professora conta histórias.


Quando as crianças escolhem suas próprias leituras.

E quando registram o que ouviram/leram.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA"

Um dos aspectos trabalhados com as crianças do AGIII-E, da sala da profª Mônica, da EMEI Jd AMAPAT é a linguagem musical.
Todos os dias cantamos músicas infantis e conhecemos alguns instrumentos musicais e seus nomes.
Exploramos á vontade os instrumentos e os sons que eles produziam.
Acompanhamos algumas músicas com os instrumentos.

Como nos divertimos neste dia!!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Olha o que a gente faz na Emei Jardim Encantado!

A turma do AG.3-E, sob a orientação da professora Vera, decidiu mostrar no blog um pouquinho das atividades que fazem parte da rotina diária do grupo.
Vejam só, o que eles fazem por lá!

Todos os dias é feita uma roda. Dispostas assim, as crianças relatam acontecimentos do seu cotidiano, definem regras de convivência, discutem sobre o uso dos materiais, definem temas para os projetos, planejam atividades, enfim, organizam junto com a professora o dia a dia na escola.

Ouvir histórias é um dos momentos mais prazerosos. Todos ficam atentos!
Quando a professora conta...

E também quando leem uma para as outras!

Eles descobrem coisas sobre si...

Sobre os outros...
 

E sobre o mundo!

Brincam de casinha...

Usam o computador...
  
Experimentam profissões (Que belo penteado!).

 Brincam juntos...

 e também sozinhos...

Gostam muito de cantar!

E de dançar!

Comem uma refeição deliciosa...

E inventam suas próprias receitas!

Mas, o melhor de tudo é que fazem amigos...

Muitos amigos!









quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Apresentação da história: Menina Bonita do Laço de Fita

       As professoras Márcia e Vera, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Histórias para Ler e Brincar, apresentaram para as crianças do período da manhã a história Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado.
      Utilizando fantoches das personagens, contaram para as crianças as aventuras do coelho branco que queria ser pretinho como a Menina.

     Depois, a história completa foi projetada. As crianças ficaram atentas ao enredo e se divertiram com as tentativas feitas pelo coelho para ficar igual a menina. Também deram sugestões para ele: diziam que o coelho poderia tomar muito sol; comer bastante chocolate preto etc.





Brincar com os fantoches foi outro divertimento.


O filme usado na apresentação está disponível no site: www.youtube.com.br, e pode ser acessado através do link: http://youtu.be/W9eBpv-WPAs

 


domingo, 5 de agosto de 2012

Brincando com os números

Chegada da boneca indígena"Oriba" no ag.3C da profªSueli

Projeto cultura indígena

Profª Sueli agrupamento 3C

Era uma vez... " ...Um sonho... O Sonho de manter a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosfera fantasiosa que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível. Período que representa uma galáxia em meio a todos os outros milhões de sistemas estelares produzidos pela fértil imaginação infantil. Imaginação livre de preconceitos, negativismo e de limitações. A pureza, a ousadia e o espírito quase selvagem dos primeiros anos que marcam de forma indelével por toda a existência... É como se esse período fosse comandado pelo rítmo de um relógio cujos ponteiros marcam só diversão e alegria... Um tempo cujo cheiro, gosto, cor e som continuamos perseguindo,de forma consciente ou inconsciente, por toda a vida" Extraído do livro: Pedagogia do Amor Autor: Gabriel Chalita, editora Gente, ano 2003