AGII/III- INTEGRAL
Professora- Juliana
Monitoras- Luzia- Priscila
O mês de outubro foi muito gostoso!
AGII/II-INTEGRAl
Professora Crislaine e monitora Luzia
Agrupamento III F - Professora Ligiany
Agrupamento IIID- Professora Márcia
AGIIIC- PROFESSORA ELIZANDRA
METAMORFOSE DA BORBOLETA
UM DOS MOMENTOS MAIS BELOS É PODER OBSERVAR O NASCIMENTO DE UMA BORBOLETA, ALÉM DA BELEZA DA CENA É INCRÍVEL SABER QUE UMA LAGARTA MUITAS VEZES TÍMIDA POSSA NASCER TÃO DESLUMBRANTE, COLORIDA E BELA.
ATIVIDADES/FOTOS DO SEGUNDO TRIMESTRE
Professora- Juliana
Monitoras- Luzia- Priscila
O mês de outubro foi muito gostoso!
Tivemos
várias atividades para comemorar o dia das crianças. Fizemos integração com as
outras turmas da escola e assistimos a filme com pipoca, dançamos zumba com a
professora Iraceli, tivemos desfile de fantasias, brincamos com pula-pula,
piscina de bolinhas, comemos algodão doce e pipoca à vontade, assistimos ao
teatro da Dona Baratinha, ao Teatro de Marionetes e nossa vice-diretora Cláudia
veio cantar e tocar violão pra gente!!!!!
AGII/II-INTEGRAl
Professora Crislaine e monitora Luzia
Neste
dia levamos ao parque bandejas de isopor, caixas de papelão de
diversos tamanhos, matérias esses que seriam descartados. Foram
várias as possibilidades encontradas pelas crianças para brincar,
as caixas de papelão se transformaram em carros, esconderijos,
casas, carrinhos supermercado.
Com
as bandejas foram preparados pratos saborosos com arroz (areia),
carninha (pedras), carninha moída (pedrinhas pequenas) salada de
almeirão ( capim)
Com
as pipas pelo céu as crianças queriam as suas, cortamos então
tiras de crepom, cada então com sua “pipa”, corriam pelo parque,
o que nos inspirou a fazer uma releitura da Obra Pipas de Portinari.
As
brincadeiras se intensificaram ainda mais quando a turma do AG 3 se
juntou a nós.
TURMA
DO ARCO-ÍRIS - AG. 3E – PROF. ANDREIA
TERCEIRO
TRIMESTRE
Neste trimestre,
estamos trabalhando os animais, estações do ano e o meio ambiente.
E continua a proposta... trabalhar a ludicidade, os jogos
pedagógicos, histórias, a interação e socialização entre
turmas. Segue abaixo, alguns momentos desta turma.
RECEBEMOS A
VISITA DE UMA TARTARUGA DA PROFESSORA IRACELI (EDUCAÇÃO ESPECIAL) E
AJUDAMOS A ESCOLHER UM NOME PARA O ANIMALZINHO, ATRAVÉS DA SUGESTÃO
E VOTO (DEMOCRACIA), ESCOLHEMOS O NOME ISABELLE.
BRINCANDO DE DANÇA
DA CADEIRA (SOCIALIZAÇÃO ENTRE TURMAS, COM AG. 3D)
SEMANA DA CRIANÇA
MUITAS
BRINCADEIRAS, DESFILE DE FANTASIAS OU ROUPAS DE PASSEIO, ZUMBA
INFANTIL, DANÇA DA BEXIGA, BRINQUEDOS INFLÁVEIS (SOCIALIZAÇÃO
ENTRE TODAS AS TURMAS DA TARDE).
JOGOS PEDAGÓGICOS
E PARQUE
CONFECÇÃO DOS
PAINÉIS DAS ESTAÇÕES DO ANO: VERÃO E INVERNO
Agrupamento III F - Professora Ligiany
O
mês de outubro tem sido marcado por várias atividades divertidas e
de aprendizagem para as crianças!
Além
de se socializarem com os colegas de toda a Unidade Escolar, puderam
brincar na cama elástica, na piscina de bolinhas, comer algodão
doce e pipoca!
Eles
também curtiram um cine-pipoca, dançaram zumba e participaram de
desfile de fantasias!
Houve
a contação de história da “Dona Baratinha”!
Todas
as crianças amaram!
Viva a Primavera!
Após
a contação da história “Romeu e Julieta (Ruth Rocha), as
crianças pintaram de forma colorida e alegre suas flores e
borboletas para enfeitar a escola para a linda estação da
Primavera! Além disso, conversamos sobre o respeito às diferenças!
Foi muito proveitoso!
PROJETO CANTANDO, CONTANDO E OUVINDO HISTÓRIAS QUE ENCANTAM.
LEITURA:
“A ÁRVORE GENEROSA”
(de Shel Silverstein) – trabalhando identidade, respeito à vida,
ao outro e reconhecendo a importância da natureza em nossas vidas.
Realizamos a releitura, construindo diferentes tipos de árvores
através do recorte, colagem e pintura, explorando diferentes
materiais, tais como: tinta guache, cola colorida, algodão,
lantejoula, glitter, sementes, rolos de papel higiênico, cápsulas de
café, papel crepom, papel seda, cartolina, etc.
Enviamos
para casa folhas recortadas e frutas para que as famílias decorassem
com as crianças e escrevessem frases felicitando boas coisas para
nossos pequenos, como por exemplo, paz, felicidade, amor, saúde,
entre outros, utilizando a criatividade de cada um. Colamos as
felicitações numa árvore pintada com as mãozinhas das meninas e
meninos do agrupamento III F, denominada “árvore dos desejos”.
As
atividades em ARTES VISUAIS indicam para as crianças as
possibilidades estéticas, de fruição, transformação, criação.
Assim
sendo, valorizando nossa cultura, as crianças do AGIII F aprenderam
um pouco sobre os artistas brasileiros: Aldemir
Martins, Tarsila do Amaral e Gustavo Rosa,
realizando a releitura de algumas de suas obras, posteriormente,
através da pintura em telas e construindo o cartaz com fotos
expressivas da Turma.
Agrupamento IIID- Professora Márcia
Brincando
e familiarizando através das relações sociais
Por
intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a
realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A
experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai,
bombeiro, super-homem) através do faz-de-conta, permite à criança
compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir
como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no
mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e
conhecer-se a si mesma.
AGIIIC- PROFESSORA ELIZANDRA
METAMORFOSE DA BORBOLETA
UM DOS MOMENTOS MAIS BELOS É PODER OBSERVAR O NASCIMENTO DE UMA BORBOLETA, ALÉM DA BELEZA DA CENA É INCRÍVEL SABER QUE UMA LAGARTA MUITAS VEZES TÍMIDA POSSA NASCER TÃO DESLUMBRANTE, COLORIDA E BELA.
ATIVIDADES/FOTOS DO SEGUNDO TRIMESTRE
TURMA
DO ARCO-ÍRIS – AG. 3E
PROF.
ANDRÉIA
ATIVIDADE
NA TELA COM TINTA – RELEITURA DA OBRA:
AUTO-RETRATO DE VINCENT VAN
GOGH
ATIVIDADES
NA SALA DE COLAGEM E TENTATIVA DE ESCRITA
(CUIDADOS
COM O MEIO AMBIENTE) –
HISTÓRIA:
O MUNDINHO
BRINCANDO
DE DANÇA DA CADEIRA
NA
RODA DA CONVERSA
Agrupamento III F
Professora Ligiane
Durante o Segundo
Trimestre as crianças do agrupamento III F puderam aprender um pouco
sobre diferença entre a vida na área urbana e rural.
Enfatizamos as
principais características, tais como moradia, costumes, animais,
etc.
Assim sendo, também
abordamos sobre alimentação e envolvidos no tema, as crianças
viram na Roda da Conversa o milho. Conversamos sobre esse importante
e saboroso alimento até mesmo comparando que, através da
industrialização, hoje compramos o milho em latinhas e saquinhos
nos supermercados.
Realizamos uma
culinária: Bolo de milho e todos gostaram muito de aprender a
receita e saborear o bolo!
As crianças da turma
do Pinguim gostam muito de aprender sobre a natureza!
Sendo assim, no
Segundo Trimestre, foi enviada para casa uma pesquisa que abordava
sobre o ar, o solo e a importância de combatermos a poluição
destes, pois com achegada do inverno, o ar fica mais frio e menos
úmido, o que acarreta em queimadas e doenças respiratórias.
A maioria das famílias
participou da pesquisa, enviando suas contribuições.As crianças também realizaram o plantio de sementes tendo contato com a terra em potinhos reaproveitáveis de iogurte e garrafas pet decoradas por elas. Posteriormente, levaram embora para casa a fim de que cuidassem aguando e acompanhando a germinação
A turma do Pinguim aprendeu um
pouco sobre o artista brasileiro Romero Britto.
Romero Britto
é um artista pernambucano, que transmite em suas obras (pinturas e
esculturas) a pop art, um estilo colorido e alegre.
Assim sendo, as crianças
conheceram um pouco algumas obras de arte, tais como: a do gato, a
maçã e dos peixes e, posteriormente realizaram a releitura através
da pintura em telas.
Professoras
Crislaine e Juliana
Monitoras
Luzia e Priscila
O passeio que realizamos em
abril, ao Sítio São José, foi muito gostoso! As crianças puderam
entrar em contato com diferentes animais e ficaram encantadas com
eles.
Após a visita ao sítio
começamos o projeto “Animais do sítio”, no qual iremos conhecer
um pouco mais sobre cada animal visto no passeio e confeccionar os
bichos utilizando papéis e sucatas.
Começamos com o Pavão, um
animal muito colorido e chamativo que as crianças adoraram!
Na televisão vimos várias
imagens de pavão e conhecemos um pouco sobre ele. Aprendemos que ele
é um animal que nasce do ovo e o filhote tem a cor das penas marrom,
sendo que apenas os machos mudam a cor das penas para aquele colorido
que adoramos!
Pintamos com lápis de cor um
desenho do pavão e depois colamos bolinhas de papel laminado verdes
e azuis para enfeitar a sua cauda.
Então
começamos a fazer o nosso pavão!!!
Primeiro
pintamos com o dedo, o corpinho dele usando guache azul.
Depois passamos cola gliter na
folha de sulfite verde que a professora dobrou para fazer a cauda
dele e colamos bolinhas azuis com lantejoulas amarelas para enfeitar.
Nosso
pavão ficou pronto!!!
Ouvimos a história “O pavão do abre e fecha” de Ana Maria Machado.
E montamos um cartaz com
algumas informações que aprendemos sobre o pavão.
AGRUPAMENTO AGIII A -PROFESSORA ADÉLIA
Trabalhando com o projeto Alimentação saudável fizemos um cartaz onde são colocadas figurinhas geométricas no nome da crianças que comeu, na hora do lanche, carnes e peixes, saladas e frutas. São alimentos que eles não comiam diariamente quando são servidos aqui na escola, por isso resolvi incentivá-los e olha que está dando certo, a maioria coloca no prato, faz uma carinha meio brava, mas acaba experimentando. Falo sempre para eles que só podemos falar que não gostamos daquilo que experimentamos.
O
projeto “Cantando, contando e ouvindo histórias que encantam”,
será norteador ao longo do ano e
tem como objetivo garantir que as crianças de 3 a 6 anos compreendam
a existência da diversidade cultural existente em nosso país.
Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores
culturais de uma comunidade e de modo lúdico e imaginativo, trata
assuntos sobre o mundo que a espera e a grande diversidade cultural
do povo brasileiro. Serão utilizados: histórias infantis, lendas de
diversos povos (indígenas, africanos, dentre outros), fábulas e
contos de fadas através da contação de história, dramatizações,
fantoches e dedoches, etc.
Confeccção
dos painéis da História : “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha
(Antes...
“Os canteiros, flores, borboletas, todos separados por cor...”)
(Depois...
“Os canteiros, flores, borboletas, todos juntos, coloridos...”)
Confecção
do Painel “Turma do Arco-íris”
Trabalho
com Lixa e giz de cera – O tempo cronológico “O dia e a noite”
Brincando
de Túnel
Vestidos
para brincar de “Bom dia todas as cores” - História de Ruth
Rocha
TURMA DO ARCO IRIS
MASCOTE DA TURMA
Este
ano de 2017, as crianças elegeram o nome da equipe como
Turma do Arco-Íris. Contamos com
a colaboração de nossa diretora
Sebastiana, para a confecção de uma almofada de arco-íris, que
é “o mascote” da turma e uma
sacola para transportá-lo cada final
de semana para casa de uma criança com a história “Bom dia, todas
as cores!”
Confeccionamos
de garrafa pet o camaleão da história
Misturando
as cores primárias
Reconto
e Empréstimo de Livros na Biblioteca
AGRUPAMENTO IIIB- PROFESSORA ELIZANDRA
As crianças trabalham
além do corpo a interação com o outro, Entra no mundo da fantasia e
utiliza como ponte as brincadeiras para expressar seus sentimentos e
sua atividade. Através das brincadeiras, brinquedos e dos jogos
lúdicos desenvolvem sua criatividade e capacidade de tomar
decisões.
Agrupamento III F – Turma do Pinguim – Professora Ligiany
Nosso Mascote, nossa Turma: Turma do Pinguim
Realizamos mediante votação, a escolha do mascote da turma, no caso venceu o Pinguim. Aprendemos sobre ele e realizamos uma outra votação para definir um nome (envolvendo a questão da identidade). As crianças escolheram “Olaf”.
Através da leitura “O mundo dos Pinguins” (de Sérgio vale) – aprendemos sobre costumes de nosso mascote. Construímos um cartaz com dobraduras de pinguins e sua casa (iglu), para comparar o seu habitat (eles moram em lugares frios, enquanto nós moramos em um país quente/tropical). A discussão foi muito rica!
Através do Projeto “Cantando, Contando e Ouvindo Histórias que Encantam” nossos pequenos viajaram através do mundo da imaginação por intermédio de diferentes tipos de leituras e gêneros textuais.
Aproveitamos as histórias para associar aos demais Projetos, pois sabemos que o conhecimento se constrói, sendo que um complementa o outro.Sendo assim, abordando a questão da Identidade e também de gêneros, realizamos a leitura e discussão do livro:
“Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?” (autora Sandra Branco – editora Cortez)
Conversamos sobre o fato de meninas gostarem de mesmas coisas que meninos e vice-versa, sobre direitos e respeito à todos. Além disso, construímos um cartaz, com colagem de retalhos e papéis, de maneira coletiva na roda, de um menino e uma menina da Turma.
Realização do projeto “Descobertas (vivências)” da sala que envolve: a descoberta e o respeito (de si e do outro); a descoberta do corpo e dos movimentos; a descoberta do meio físico e o conhecimento lógico; a descoberta das diferentes linguagens e a descoberta do meio ambiente.
*A massagem tem por objetivo trabalhar o toque, a aceitação do outro, as partes do corpo e o reconhecimento.
Outros momentos importantes da nossa rotina:
Atividades dirigidas
AGIII D- Professora Márcia -
Confecção de ioiô
Ao
brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de
conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a
coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para
o seu desenvolvimento.
A
criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e
seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os
objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento;
aprende e compreende as atividades.
Resolvemos fazer um ioiô caseiro
de cartolina, pintamos com aquarela, colamos glitter e colocamos o
barbante para fazer o ioiô girar. As crianças se divertiram fazendo
e depois brincando. Trabalhamos com as cores, forma geométrica e
colagem. Foi um dia divertido de aprendizagem.
Hoje foi dia de plantio de árvores no parque novo
Festa dos aniversariantes - meses janeiro e fevereiro-2017
AGIII-D Professora Juliana
ESTUDANDO AS COBRAS
Neste mês
estamos aprendendo sobre os animais. Através de votação, escolhemos o animal
cobra para fazermos um estudo. As crianças levantaram questões sobre o que
gostariam de saber sobre as cobras e pesquisamos na internet fotos e
informações sobre as cobras.
Após o estudo fizemos um cartaz com o que
aprendemos e as crianças ilustraram as informações.
Também brincamos de rastejar igual as cobras:
E confeccionamos cobras de papel:
AGII/III- Professora Júlia e monitora Priscila
Promovendo a Alimentação Saudável!
AG.II-A (Professoras Vera/Fátima)
Por meio de conversas informais e situações lúdicas, abordamos a importância de uma alimentação saudável.
Estimulamos a degustação de todos os alimentos oferecidos nas refeições realizadas no CEI, orientando a quantidade que deve ser ingerida, instigando a provar tudo que foi preparado, de modo a assegurar que comam porções suficientes para garantir a boa nutrição.
Contamos com uma cesta de alimentos que traz os ingredientes in natura daquilo que será oferecido no dia. As crianças experimentam cheiros, texturas, formas, cores, e criam hipóteses sobre como o alimento poderá ser preparado e servido.
Fazemos autosservimento!
E mostramos nossas preferências alimentares durante a escolha do que irá para o prato!
AG.III-D
(Professora Juliana)
AGIII-C Profª Márcia
Brinquedos, brincadeiras e faz de conta, faz parte do universo da criança, é a forma de descobrir e compreender o mundo que a cerca. Oportunizamos esses momentos, permitindo que a criança expresse seus desejos e compreenda as regras sociais. As brincadeiras alimentam o espírito imaginário e exploratório, oportunizando a construção das regras de convivência com os amigos, comunicação e participação. Brincamos de ovo choco, trilha, confeccionado com a turma, bingo e faz de conta
Professora Adélia- AGIIIB
Esse passeio ao
zoológico de Americana teve como objetivos:
- Observar as
diferentes espécies de animais que vivem neste espaço,
-Descrever as
semelhanças e diferenças observadas em cada espécie,
-Identificar as
características individuais dos animais ( se tem pernas, se voam,
tem asas, nadam , do que é formado seu corpo.),
-Identificar animais
domésticos e selvagens,
- Conscientizar as
crianças sobre a atitude dos homens em prender esses animais
longe do habitat natural deles. (Nós somos livres, os animais
também devem ser livres?)
- Esse assunto
surgiu porque no dia da nossa visita ocorreu a morte da girafa.
Professoras:Júlia
Monitoras: Luzia e Priscila
PROJETO: CONTOS DE FADAS- 2016
OBSERVAMOS NAS CRIANÇAS UM GRANDE INTERESSE SOBRE TEMAS COMO CASTELOS, PRÍNCIPES E PRINCESAS, CAVALEIROS E POR PERSONAGENS COMO O LOBO MAU.
PARTIMOS DESSE INTERESSE DAS CRIANÇAS E PROPOMOS UM PROJETO QUE RELACIONA CONTOS DE FADAS E IDENTIDADE E PRIORIZA A BRINCADEIRA, A IMAGINAÇÃO , A FANTASIA , A EXPRESSÃO E A LITERATURA .
"TODOS SOMOS PRÍNCIPES E PRINCESAS"
"TODOS SOMOS PRÍNCIPES E PRINCESAS"
"NOSSOS CASTELOS"
"HISTÓRIAS TRABALHADAS"
ESPELHO, ESPELHO MEU...
EXISTE ALGUÉM MAIS BELO QUE EU?
OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA AUTO-IMAGEM
2015
Brincando e fazendo Arte com Cândido Portinari
Professora Viviane AGIII E
Cândido Portinari teve uma infância de
menino do interior, bastante simples, mas feliz e cheia de recordações.
Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza, brincar com pião,
brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito nas ruas de Brodósqui.
“Futebol em Brodósqui”
"Roda Infantil"
Desenho das crianças na revista, recorte e colagem para montar a roda
"Palhacinhos na gangorra"
formar o palhacinhos usando as pontas dos dedos.
Desenho da brincadeira preferida na parede de azulejos
Agira é a hora de soltar pipa na escola e também levamos para casa.
Criando brinquedos e brincadeiras com material reciclável
"Binóculo"
Brincando com papel crepom, procurando a direção do vento.
Professora Vera
Agrupamento II/III Misto- Integral
Professora crislaine- monitora Priscila
AGII
O destino dado ao lixo tem sido uma das principais preocupações ambientais. Encarando a reciclagem como uma das soluções, trabalhamos com as crianças atividades que transformam o que iria para o lixo em brinquedos.
ProfªAna Maria AgIIIC
AGII
Devemos incentivá-los as ações ambientais desde pequenos.
ProfªAna Maria AgIIIC
MEIO AMBIENTE
Nós, a turminha da tia Ana Maria, estamos estudando sobre o meio ambiente
.Começamos aprendendo um pouquinho sobre um dos principais meios
naturais e diríamos um dos mais importantes para a sociedade
sobreviver:O RIO
Começamos
aprendendo sobre sua nascente:
Aprendemos
que o rio é muito importante para a vida dos seres vivos e que sem
ele morremos !!!A profª Ana nos disse que o rio nasce láaaa em cima
da montanha e depois vai descendo e formando seus afluentes!!!Depois
disso, fizemos um cartaz.
Cortamos
pedaços de papéis coloridos e fizemos a
montanha. Cada amiguinho
colou um pouco do desenho
da nossa nascente e depois ainda recortamos
bichinhos,
flores e fizemos peixinhos , porquê nos disseram que lá
na
nascente do rio, os bichos e peixes e toda a natureza é
muito linda e
vivem felizes!
OLHA
COMO FICOU NOSSA NASCENTE!!!
QUE LINDA!!!
Esse vídeo, mostra um pouco do trabalho realizado com as crianças do
agrupamento 3E, projeto identidade, alimentação saudável e diversos momentos de brincadeiras.
Professora Viviane
Professora Viviane
Agrupamento 3 E
A arte de Romero Britto
“A educação
em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção
estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à
experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e
imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e
conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas
diferentes culturas.”( PCN, 2001, p.19 ) :
De acordo com os PCNs através da arte a
crianças desenvolvem sua sensibilidade, percepção e imaginação, pensando nisso
escolhi um artista brasileiro que cria obras alegres e que chamam atenção das
crianças para observarem, admirarem e reproduzirem suas obras
As Crianças conheceram quem era Romero Britto, onde nasceu, sua história de vida e sucesso.
Observaram e pesquisaram diversas obras e depois fuzeram uma ilustração livre e na hora de colorirseguiram o estilo alegre e colorido de Romero Britto.
colorir a obra: O Peixe
E não podia deixar de pintar também a peixinha que ficou linda.
Com a obra "o cavalo", as crianças fizeram o contorno do cavalo, em seguida
usaram suas habildades para recortar e colar papéis colorido para colar dentro do
contorno do cavalo.
Utilizando bandejas de isopor que iriam para o lixo, as crianças criaram diversos desenhos,
usaram a cola colorida, seguindo estilo Romero Britto.
para criar esses lindos vasinhos de flores.
PROFESSORA ADÉLIA
AGRUPAMENTO 3B
DESENVOLVENDO O TRABALHO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE ALIMENTOS
SAUDÁVEIS COMO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES. A CRIANÇA SE ALIMENTA NO
REFEITÓRIO E NA SALA GANHA UMA FIGURINHA PARA COLAR NA FRENTE DO SEU
NOME. NO FINAL DO MÊS AVALIAMOS QUEM CONSUMIU MAIS ESSES ALIMENTOS
SAUDÁVEIS.
UM DIA INTEIRO NO CEI!
(AG.II/III - INTEGRAL)
Professoras: Vera (manhã); Júlia (tarde)
Monitoras: Mayara (manhã); Luzia (tarde)
PARA CONHECER UM POUQUINHO DA ROTINA DAS CRIANÇAS QUE
FICAM O PERÍODO INTEGRAL NO CEI JARDIM ENCANTADO, VEJAM ALGUNS REGISTROS DAS ATIVIDADES
QUE FAZEMOS POR LÁ.
PROF. VIVIANE
AG3- F
"VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA"
O QUE IRIA PARA O LIXO , AGORA VIROU BRINQUEDO!
O POTE DE IOGURTE VIROU UM FOGUETE
A CAIXINHA DE ACHOCOLATADO VIROU UMA BOLSINHA
MUITO CHIQUE QUE AS MENINAS AMARAM FAZER...
PINTAMOS AS GARRAFAS DE LEITE E OS CONES DE LINHA DE CROCHÊ
QUE VIROU NOSSO JOGO DE ARGOLAS E UM JOGO DE BOLICHE
A GARRAFA PET VIROU UM VAI- E -VEM
A CAIXINHA DE SUCO UMA SACOLINHA PARA COLOCAR DOCES
E TAMBÉM UM BONECO DE FANTOCHE
O ROLINHO DO PAPEL HIGIÊNICO UMA COBRA
A CARTELA DE OVOS FIZEMOS UM ÓCULOS ALIENÍGENA
E O PAPEL DA REVISTA PICADO, FOI COLADO
NA BEXIGA QUE VIROU NOSSO
PLANETA.
FOI MUITO LEGAL CRIAS E MONTAR ESSES BRINQUEDOS USANDO MATERIAS QUE IRIAM PARA O LIXO E AINDA NÃO TERMINAMOS, VAMOS FAZER OUTROS BRINQUEDOS.
O GIRASSOL
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRA
GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
MARELINHO COMO O SOL
CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRA
GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
MARELINHO COMO O SOL
ESSE É O NOSSO GIRASSOL
PLANTANDO SEMENTES DE GIRASSOL
NO JARDIM DA ESCOLA.
COMO NASCERAM RAPIDINHO.
AGORA É SÓ ESPERAR AS FLORES.
PROFESSORA ELIZANDRA- AGRUPAMENTO III C
COMO É BOM SER CRIANÇA...
APROVEITAMOS MUITO A SEMANA DAS CRIANÇAS
PARTICIPAMOS DE OFICINA DE:
CONFECÇÃO DE MÁSCARAS COM A PROFESSORA CRISLAINE.
SAQUINHO DE SURPRESA COM A PROFESSORA ELIZANDRA E ADÉLIA
CHAPÉU DE JORNAL COM A PROFESSORA VERA
TINHA BALÃO PULA-PULA, PISCINA DE BOLINHA, CAMA ELÁSTICA,
ALGODÃO DOCE , PIPOCA.
E TEM MAIS:
OUTRAS POSSIBILIDADES PARA DESENHAR E PINTAR!
(AG.III-D Professora Vera)
ARTE COM A AREIA DO PARQUE
DESENHO COM GIZ DE LOUSA MOLHADO
PINTURA COM TINTA GUACHE NO PAPEL DE SEDA AMASSADO
USANDO COTONETE COMO PINCEL
DESCOBRINDO QUE DÁ PARA FAZER TINTA COM PAPEL
SEMENTES PARA ENFEITAR O DESENHO
FAZENDO CONTORNO COM BARBANTE
PROFESSORA JÚLIA- AGRUPAMENTO 3 E
BRINCANDO COM RECICLÁVEIS
CORRIDA DO SACO
CONSTRUINDO FOGUETE
BRINCANDO COM PÉ DE LATA
DANÇANDO COM POMPONS
REPRESENTANDO DIFERENTES FORMAS
FANTASIANDO DE ANIMAIS
TEATRO DE FANTOCHES
AG. 3 F
PROFESSORA VIVIANE
"Toda criança quer
Toda criança quer crescer
Toda criança quer ser um adulto
Toda criança quer ser um adulto
E todo adulto quer
E todo adulto quer crescer
Pra vencer e ter acesso ao mundo
E todo adulto quer crescer
Pra vencer e ter acesso ao mundo
E todo mundo quer
E todo mundo quer saber
De onde vem
Pra onde vai
Como é que entra
Como é que sai
Por que é que sobe
Por que é que cai
Pois todo mundo quer..."
E todo mundo quer saber
De onde vem
Pra onde vai
Como é que entra
Como é que sai
Por que é que sobe
Por que é que cai
Pois todo mundo quer..."
Música
do grupo Palavra Cantada.
O que toda criança quer?
( Os animais que vivem na água)
Inventar brincadeiras, histórias se divertindo muito.
Encaixar e imaginar prédios, castelos e sempre criar uma história na brincadeira.
Descobrir novas possibilidades do brinquedo.
Conhecer coisas novas.
(plantação de mandioca.)
ordenhar a vaca e sentir o cheirinho do leite, e descobrir de onde vem.
Passeio Sítio São José.
Aprender sobre os problemas socias e buscar sugestões para resolvê-los.
Teatro de fentoche sobre a Agua, apresentado para as outras turmas.
Brincar, brincar e aproveitar cada momento no Parque.
Fazendo arte com outras possibiladades.
(Carimbo usando folhas de árvores.)
Torcendo para o Brasil.
Construir seu brinquedo.
e se divertir com os amigos.
Agrupamento II- Professora Ana Maria
A turminha do AGII está aprendendo sobre alimentação saudável e nutrientes dos alimentos, principalmente aqueles que são servidos em nossa merenda.
Estamos utilizando várias estratégias para que esse aprendizado
contribua para o não "desperdício" dos alimentos, construímos conceitos
importantes sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis à nossa
saúde.Utilizamos de computadores e pesquisas para confeccionar materiais , desenhos, painéis, etc...
Nossa professora Ana Maria também nos gratifica usando cores verde quando comemos tudo, amarelo quando jogamos algo fora, vermelha quando não queremos comer nada, incentivando-nos a comer cada dia melhor.
Ainda continuamos conhecendo os alimentos e estamos melhorando nossa alimentação, agora sabemos a importância daquilo que comemos , sua vitamina e o que nos faz bem.
Agrupamento III A- Professora Crislaine
Iniciando o trabalho com sementes.
AGIII B -Professora Adélia
No dia 20 de agosto nós fizemos um passeio ao Sítio São José, próximo ao Aeroporto Viracópos.
Fomos muito bem recebidos pelos tios e tias e eles mostraram todo o sítio para nós, os animais, as plantações, andamos a cavalo, até tiramos leite da vaca . Gostamos muito desse passeio.
PROJETO: PLANETA
TERRA, NOSSA CASA!
AG. III-D
(Professora Vera)
Para onde vai o sol quando anoitece?
Por que as
estrelas só aparecem à noite?
Por que o planeta
Terra tem esse nome?
Qual a importância
das árvores para o nosso Planeta?
Por meio das
pesquisas realizadas no projeto, as crianças do AG.III-D estão
descobrindo muitas coisas sobre o Planeta Terra e a vida existente
aqui.
Teatro: Cuidado com a "Dengue"
AG 3 F - PROFESSORA VIVIANE
Pedrinho sempre brincava em seu quintal todo desarrumado e cheio de bagunças.
Deixava garrafas, vasos e pneus que sempre juntava água.
Quando chovia, a água ficava parada nos pneus, vasos e garrafas.E ali se tornava um lugar maravilhoso para os mosquitos que transmitem a Dengue morar.
Eles aproveitavam para colocar seus ovinhos e assim muitos mosquitos da Dengue
iriam morar naquele lugar.
Um dia quando Pedrinho estava brincando o Mosquito "Aedes Aegypti"
aproveitou e deu uma picada em Pedrinho.
Pedrinho ficou muito doente, teve febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas pelo corpo.
O médico disse a mamãe que pedrinho estava com Dengue
O médico explicou a ela que o seu quintal tinha criadouros do mosquito e que seria preciso fazer uma limpeza, ela não podia deixar nada que juntasse água,
pois os mosquitos iriam se multiplicar e mais pessoas ficariam doentes
Ela chamou Pedrinho, seus amigos e fizeram uma limpeza no quintal.
Lá plantaram um lindo jardim, mas sem pratinho de água nas plantas.
" Cuidado meu amigo para não adoecer, o mosquito da dengue temos que combater,
pneus latas e garrafas precisamos remover, cuidado com a água parada você pode morrer!"
Aprendendo brincando
Agrupamento 2 A- Professora Márcia
Ao brincar a criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de demonstrar sua opinião em relação aos outros. O brincar é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. Enquanto brinca assume papeis e agem segundo sua leitura de mundo, desenvolvendo assim sua personalidade.
Identidade
Turminha AGII B-Professora Ana Maria
Cada indivíduo é único e o processo de autoconhecimento começa ao início da vida e só termina no final da mesma.
A identidade é influenciada pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente.
A escola tem o papel fundamental na construção dessa identidade e da autonomia da criança. O professor é um estimulador e facilitador desse conhecimento pelos pequeninos.
Com isso procurei criar uma situação em que as crianças começassem a identificar seu próprio corpo de uma forma agradável, manipulando massinhas de modelar.
Esta atividade foi muito prazerosa e contagiante, todos queriam fazer seus bonequinhos e prestaram bastante atenção, percebendo que para construir o corpo precisamos de cabeça, tronco, pernas, braços, mãos, pés, etc...
O resultado foi maravilhoso, além de aprendizado riquíssimo adquirido, puderam levar para casa seus bonequinhos(as) como brinquedos.
Ajudando o meio ambiente
Agrupamento III A- Professora Crislaine
Pensando no meio ambiente e no lixo que nele é descartado, resolvemos reutilizar uma caixa de madeira que veio com alimentos do Ceasa para nossa escola e depois de vazia iria para o lixo.
Vamos ver como ficou?
Trabalhando com atividades diversificadas
Agrupamento III B- Professora Adélia
As atividades diversificadas, por meio de cantinhos, permitem que as crianças desenvolvam as diferentes linguagens, autonomia, integração e respeito ao colega.
Sai prá lá Dengue
AgrupamentoIII C- Professora Elizandra
Preocupados com a epidemia da Dengue em Campinas, confeccionamos um livro com os temas:
- Aquisição de atitudes para a diminuição do mosquito transmissor.
- Conhecimento dos lugares que servem de depósitos.
- Mosquito, sua transmissão e reprodução.
No decorrer dos trabalhos, divulgamos nossas pesquisas no painel da escola e confeccionamos fantoches.
.
Explorando as possibilidades para Desenhar e pintar
Agrupamento IIID- Professora Vera
As crianças do Ag.III-D estão sendo desafiadas a experimentar diferentes maneiras para pintar e desenhar.
Deixaram as mesas e foram para o chão em duplas. Então, sentiram como era produzir um desenho movimentando o corpo para acompanhar cada traçado. Ora ficavam deitadas, ora sentadas, e até ajoelhadas! Tiveram outra perspectiva para olhar o que estavam desenhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário