CEI Jardim Encantado

AGII/III- INTEGRAL
Professora- Juliana
Monitoras- Luzia- Priscila

O mês de outubro foi muito gostoso!
Tivemos várias atividades para comemorar o dia das crianças. Fizemos integração com as outras turmas da escola e assistimos a filme com pipoca, dançamos zumba com a professora Iraceli, tivemos desfile de fantasias, brincamos com pula-pula, piscina de bolinhas, comemos algodão doce e pipoca à vontade, assistimos ao teatro da Dona Baratinha, ao Teatro de Marionetes e nossa vice-diretora Cláudia veio cantar e tocar violão pra gente!!!!!


















































AGII/II-INTEGRAl
Professora Crislaine e monitora Luzia


Neste dia levamos ao parque bandejas de isopor, caixas de papelão de diversos tamanhos, matérias esses que seriam descartados. Foram várias as possibilidades encontradas pelas crianças para brincar, as caixas de papelão se transformaram em carros, esconderijos, casas, carrinhos supermercado.

Com as bandejas foram preparados pratos saborosos com arroz (areia), carninha (pedras), carninha moída (pedrinhas pequenas) salada de almeirão ( capim)

Com as pipas pelo céu as crianças queriam as suas, cortamos então tiras de crepom, cada então com sua “pipa”, corriam pelo parque, o que nos inspirou a fazer uma releitura da Obra Pipas de Portinari.

As brincadeiras se intensificaram ainda mais quando a turma do AG 3 se juntou a nós.























 

TURMA DO ARCO-ÍRIS - AG. 3E – PROF. ANDREIA
TERCEIRO TRIMESTRE

Neste trimestre, estamos trabalhando os animais, estações do ano e o meio ambiente. E continua a proposta... trabalhar a ludicidade, os jogos pedagógicos, histórias, a interação e socialização entre turmas. Segue abaixo, alguns momentos desta turma.

RECEBEMOS A VISITA DE UMA TARTARUGA DA PROFESSORA IRACELI (EDUCAÇÃO ESPECIAL) E AJUDAMOS A ESCOLHER UM NOME PARA O ANIMALZINHO, ATRAVÉS DA SUGESTÃO E VOTO (DEMOCRACIA), ESCOLHEMOS O NOME ISABELLE.



BRINCANDO DE DANÇA DA CADEIRA (SOCIALIZAÇÃO ENTRE TURMAS, COM AG. 3D)


SEMANA DA CRIANÇA
MUITAS BRINCADEIRAS, DESFILE DE FANTASIAS OU ROUPAS DE PASSEIO, ZUMBA INFANTIL, DANÇA DA BEXIGA, BRINQUEDOS INFLÁVEIS (SOCIALIZAÇÃO ENTRE TODAS AS TURMAS DA TARDE).


















JOGOS PEDAGÓGICOS E PARQUE






CONFECÇÃO DOS PAINÉIS DAS ESTAÇÕES DO ANO: VERÃO E INVERNO








Agrupamento III F - Professora Ligiany

O mês de outubro tem sido marcado por várias atividades divertidas e de aprendizagem para as crianças!
Além de se socializarem com os colegas de toda a Unidade Escolar, puderam brincar na cama elástica, na piscina de bolinhas, comer algodão doce e pipoca!
Eles também curtiram um cine-pipoca, dançaram zumba e participaram de desfile de fantasias!
Houve a contação de história da “Dona Baratinha”!
Todas as crianças amaram!












































Viva a Primavera!
Após a contação da história “Romeu e Julieta (Ruth Rocha), as crianças pintaram de forma colorida e alegre suas flores e borboletas para enfeitar a escola para a linda estação da Primavera! Além disso, conversamos sobre o respeito às diferenças! Foi muito proveitoso!

















PROJETO CANTANDO, CONTANDO E OUVINDO HISTÓRIAS QUE ENCANTAM.
LEITURA: “A ÁRVORE GENEROSA” (de Shel Silverstein) – trabalhando identidade, respeito à vida, ao outro e reconhecendo a importância da natureza em nossas vidas. Realizamos a releitura, construindo diferentes tipos de árvores através do recorte, colagem e pintura, explorando diferentes materiais, tais como: tinta guache, cola colorida, algodão, lantejoula, glitter, sementes, rolos de papel higiênico, cápsulas de café, papel crepom, papel seda, cartolina, etc.
Enviamos para casa folhas recortadas e frutas para que as famílias decorassem com as crianças e escrevessem frases felicitando boas coisas para nossos pequenos, como por exemplo, paz, felicidade, amor, saúde, entre outros, utilizando a criatividade de cada um. Colamos as felicitações numa árvore pintada com as mãozinhas das meninas e meninos do agrupamento III F, denominada “árvore dos desejos”.

























As atividades em ARTES VISUAIS indicam para as crianças as possibilidades estéticas, de fruição, transformação, criação.
Assim sendo, valorizando nossa cultura, as crianças do AGIII F aprenderam um pouco sobre os artistas brasileiros: Aldemir Martins, Tarsila do Amaral e Gustavo Rosa, realizando a releitura de algumas de suas obras, posteriormente, através da pintura em telas e construindo o cartaz com fotos expressivas da Turma.






































Agrupamento IIID- Professora Márcia


Brincando e familiarizando através das relações sociais



Por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do faz-de-conta, permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a comportar-se e a sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos. A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.

















AGIIIC- PROFESSORA ELIZANDRA

METAMORFOSE DA BORBOLETA

UM DOS MOMENTOS MAIS BELOS É PODER OBSERVAR O NASCIMENTO DE UMA BORBOLETA, ALÉM DA BELEZA DA CENA  É INCRÍVEL SABER  QUE UMA LAGARTA  MUITAS VEZES TÍMIDA POSSA NASCER  TÃO DESLUMBRANTE, COLORIDA E BELA.













ATIVIDADES/FOTOS DO SEGUNDO TRIMESTRE
TURMA DO ARCO-ÍRIS – AG. 3E
PROF. ANDRÉIA

ATIVIDADE NA TELA COM TINTA – RELEITURA DA OBRA:
AUTO-RETRATO DE VINCENT VAN GOGH



 


 
ATIVIDADES NA SALA DE COLAGEM E TENTATIVA DE ESCRITA
(CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE) –
HISTÓRIA: O MUNDINHO








BRINCANDO DE DANÇA DA CADEIRA


  
NA RODA DA CONVERSA



Agrupamento III F
 Professora Ligiane

Durante o Segundo Trimestre as crianças do agrupamento III F puderam aprender um pouco sobre diferença entre a vida na área urbana e rural.
Enfatizamos as principais características, tais como moradia, costumes, animais, etc.
Assim sendo, também abordamos sobre alimentação e envolvidos no tema, as crianças viram na Roda da Conversa o milho. Conversamos sobre esse importante e saboroso alimento até mesmo comparando que, através da industrialização, hoje compramos o milho em latinhas e saquinhos nos supermercados.
Realizamos uma culinária: Bolo de milho e todos gostaram muito de aprender a receita e saborear o bolo!







As crianças da turma do Pinguim gostam muito de aprender sobre a natureza!
Sendo assim, no Segundo Trimestre, foi enviada para casa uma pesquisa que abordava sobre o ar, o solo e a importância de combatermos a poluição destes, pois com achegada do inverno, o ar fica mais frio e menos úmido, o que acarreta em queimadas e doenças respiratórias.
A maioria das famílias participou da pesquisa, enviando suas contribuições.As crianças também realizaram o plantio de sementes tendo contato com a terra em potinhos reaproveitáveis de iogurte e garrafas pet decoradas por elas. Posteriormente, levaram embora para casa a fim de que cuidassem aguando e acompanhando a germinação


A turma do Pinguim aprendeu um pouco sobre o artista brasileiro Romero Britto.
Romero Britto é um artista pernambucano, que transmite em suas obras (pinturas e esculturas) a pop art, um estilo colorido e alegre.
Assim sendo, as crianças conheceram um pouco algumas obras de arte, tais como: a do gato, a maçã e dos peixes e, posteriormente realizaram a releitura através da pintura em telas.






Professoras Crislaine e Juliana
Monitoras Luzia e Priscila



O passeio que realizamos em abril, ao Sítio São José, foi muito gostoso! As crianças puderam entrar em contato com diferentes animais e ficaram encantadas com eles.



Após a visita ao sítio começamos o projeto “Animais do sítio”, no qual iremos conhecer um pouco mais sobre cada animal visto no passeio e confeccionar os bichos utilizando papéis e sucatas.
Começamos com o Pavão, um animal muito colorido e chamativo que as crianças adoraram!

Na televisão vimos várias imagens de pavão e conhecemos um pouco sobre ele. Aprendemos que ele é um animal que nasce do ovo e o filhote tem a cor das penas marrom, sendo que apenas os machos mudam a cor das penas para aquele colorido que adoramos!



Pintamos com lápis de cor um desenho do pavão e depois colamos bolinhas de papel laminado verdes e azuis para enfeitar a sua cauda.

Então começamos a fazer o nosso pavão!!!
Primeiro pintamos com o dedo, o corpinho dele usando guache azul.


Depois passamos cola gliter na folha de sulfite verde que a professora dobrou para fazer a cauda dele e colamos bolinhas azuis com lantejoulas amarelas para enfeitar.




Nosso pavão ficou pronto!!!


Ouvimos a história “O pavão do abre e fecha” de Ana Maria Machado.




E montamos um cartaz com algumas informações que aprendemos sobre o pavão.






AGRUPAMENTO AGIII A -PROFESSORA  ADÉLIA

Trabalhando com o projeto Alimentação saudável fizemos um cartaz onde são colocadas figurinhas geométricas no nome da crianças que comeu, na hora do lanche, carnes e peixes, saladas e frutas. São alimentos que eles  não comiam diariamente quando são servidos aqui na escola,  por isso resolvi incentivá-los e olha que está dando certo, a maioria coloca no prato, faz uma carinha meio brava, mas acaba experimentando. Falo sempre para eles  que só podemos falar que não gostamos  daquilo que experimentamos.
















AGRUPAMENTO IIIE – PROF. ANDREIA

O projeto “Cantando, contando e ouvindo histórias que encantam”, será norteador ao longo do ano e tem como objetivo garantir que as crianças de 3 a 6 anos compreendam a existência da diversidade cultural existente em nosso país. Contar histórias é uma arte que preserva e transmite os valores culturais de uma comunidade e de modo lúdico e imaginativo, trata assuntos sobre o mundo que a espera e a grande diversidade cultural do povo brasileiro. Serão utilizados: histórias infantis, lendas de diversos povos (indígenas, africanos, dentre outros), fábulas e contos de fadas através da contação de história, dramatizações, fantoches e dedoches, etc.

Confeccção dos painéis da História : “Romeu e Julieta” de Ruth Rocha

(Antes... “Os canteiros, flores, borboletas, todos separados por cor...”)



 

(Depois... “Os canteiros, flores, borboletas, todos juntos, coloridos...”)


Confecção do Painel “Turma do Arco-íris”
 



Trabalho com Lixa e giz de cera – O tempo cronológico “O dia e a noite”




Brincando de Túnel



Vestidos para brincar de “Bom dia todas as cores” - História de Ruth Rocha



TURMA DO ARCO IRIS
MASCOTE DA TURMA


    Este ano de 2017, as crianças elegeram o nome da equipe como Turma do Arco-Íris. Contamos com a colaboração de nossa diretora Sebastiana, para a confecção de uma almofada de arco-íris, que é “o mascote” da turma e uma sacola para transportá-lo cada final de semana para casa de uma criança com a história “Bom dia, todas as cores!”

Confeccionamos de garrafa pet  o  camaleão da história

Misturando as cores primárias








Reconto e Empréstimo de Livros na Biblioteca








AGRUPAMENTO IIIB- PROFESSORA  ELIZANDRA

As crianças trabalham além do corpo a interação com o outro, Entra no mundo da fantasia e utiliza como ponte as brincadeiras para expressar seus sentimentos e sua atividade. Através das brincadeiras, brinquedos e dos jogos lúdicos desenvolvem sua criatividade e capacidade de tomar decisões.











Agrupamento III F – Turma do Pinguim – Professora Ligiany 

Nosso Mascote, nossa Turma: Turma do Pinguim

    Realizamos mediante votação, a escolha do mascote da turma, no caso venceu o Pinguim. Aprendemos sobre ele e realizamos uma outra votação para definir um nome (envolvendo a questão da identidade). As crianças escolheram “Olaf”.
Através da leitura “O mundo dos Pinguins” (de Sérgio vale) – aprendemos sobre costumes de nosso mascote. Construímos um cartaz com dobraduras de pinguins e sua casa (iglu), para comparar o seu habitat (eles moram em lugares frios, enquanto nós moramos em um país quente/tropical). A discussão foi muito rica!


Através do Projeto “Cantando, Contando e Ouvindo Histórias que Encantam” nossos pequenos viajaram através do mundo da imaginação por intermédio de diferentes tipos de leituras e gêneros textuais. 
Aproveitamos as histórias para associar aos demais Projetos, pois sabemos que o conhecimento se constrói, sendo que um complementa o outro.Sendo assim, abordando a questão da Identidade e também de gêneros, realizamos a leitura e discussão do livro:
“Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?” (autora Sandra Branco – editora Cortez) 
Conversamos sobre o fato de meninas gostarem de mesmas coisas que meninos e vice-versa, sobre direitos e respeito à todos. Além disso, construímos um cartaz, com colagem de retalhos e papéis, de maneira coletiva na roda, de um menino e uma menina da Turma.


Realização do projeto “Descobertas (vivências)” da sala que envolve: a descoberta e o respeito (de si e do outro); a descoberta do corpo e dos movimentos; a descoberta do meio físico e o conhecimento lógico; a descoberta das diferentes linguagens e a descoberta do meio ambiente.


*A massagem tem por objetivo trabalhar o toque, a aceitação do outro, as partes do corpo e o reconhecimento.

 Outros momentos importantes da nossa rotina:
Atividades dirigidas




 Jogos, brinquedos e brincadeiras.


AGIII D- Professora Márcia -



Confecção de ioiô

     Ao brincar, a criança vai estimulando a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento.
      A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades.
     Resolvemos fazer um ioiô caseiro de cartolina, pintamos com aquarela, colamos glitter e colocamos o barbante para fazer o ioiô girar. As crianças se divertiram fazendo e depois brincando.     Trabalhamos com as cores, forma geométrica e colagem. Foi um dia divertido de aprendizagem.















Hoje foi dia de plantio de árvores  no parque novo












Festa dos aniversariantes - meses janeiro e fevereiro-2017





















AGIII-D Professora Juliana

ESTUDANDO AS COBRAS
            Neste mês estamos aprendendo sobre os animais. Através de votação, escolhemos o animal cobra para fazermos um estudo. As crianças levantaram questões sobre o que gostariam de saber sobre as cobras e pesquisamos na internet fotos e informações sobre as cobras.

Após o estudo fizemos um cartaz com o que aprendemos e as crianças ilustraram as informações.


Também brincamos de rastejar igual as cobras:



E confeccionamos cobras de papel:







AGII/III- Professora  Júlia e monitora Priscila

















Promovendo a Alimentação Saudável!
AG.II-A (Professoras Vera/Fátima)

Por meio de conversas informais e situações lúdicas, abordamos a importância de uma alimentação saudável.
Estimulamos a degustação de todos os alimentos oferecidos nas refeições realizadas no CEI, orientando a quantidade que deve ser ingerida, instigando a provar tudo que foi preparado, de modo a assegurar que comam porções suficientes para garantir a boa nutrição.
Contamos com uma cesta de alimentos que traz os ingredientes in natura daquilo que será oferecido no dia. As crianças experimentam cheiros, texturas, formas, cores, e criam hipóteses sobre como o alimento poderá ser preparado e servido.




 
 
Fazemos autosservimento!
 E mostramos nossas preferências alimentares durante a escolha do que irá para o prato!







AG.III-D
(Professora Juliana) 























AGIII-C Profª Márcia

Brinquedos, brincadeiras e faz de conta, faz  parte do universo da  criança, é a forma de descobrir e compreender o mundo que a cerca. Oportunizamos esses momentos, permitindo que a criança expresse seus  desejos  e compreenda  as regras sociais. As brincadeiras  alimentam o espírito imaginário e exploratório,  oportunizando a construção das regras de convivência com os amigos, comunicação e participação. Brincamos de ovo choco, trilha, confeccionado com a turma, bingo e faz de conta



















 
  




 Professora Adélia- AGIIIB

                          
Esse passeio ao zoológico de Americana teve como objetivos:

- Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço,

-Descrever as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie,

-Identificar as características individuais dos animais ( se tem pernas, se voam, tem asas, nadam , do que é formado seu corpo.),

-Identificar animais domésticos e selvagens,

- Conscientizar as crianças sobre a atitude dos homens em prender esses animais longe do habitat natural deles. (Nós somos livres, os animais também devem ser livres?)
- Esse assunto surgiu porque no dia da nossa visita ocorreu a morte da girafa.




























Professoras:Júlia

Monitoras: Luzia e Priscila

PROJETO: CONTOS DE FADAS- 2016

OBSERVAMOS  NAS CRIANÇAS  UM GRANDE INTERESSE SOBRE TEMAS COMO CASTELOS, PRÍNCIPES E PRINCESAS, CAVALEIROS E POR PERSONAGENS COMO O LOBO MAU. 
PARTIMOS DESSE INTERESSE DAS CRIANÇAS  E PROPOMOS  UM PROJETO QUE RELACIONA CONTOS DE FADAS E IDENTIDADE  E PRIORIZA A BRINCADEIRA,   A IMAGINAÇÃO , A  FANTASIA ,  A  EXPRESSÃO E   A LITERATURA .


"TODOS SOMOS PRÍNCIPES E PRINCESAS"









"NOSSOS CASTELOS"




"HISTÓRIAS TRABALHADAS"


























APRESENTAÇÃO  E TRABALHO DE IDENTIDADE COM  OS PERSONAGENS E CONFECÇÃO DO PAINEL 
ESPELHO, ESPELHO MEU...

EXISTE ALGUÉM MAIS BELO  QUE EU?



OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA AUTO-IMAGEM














2015

Brincando e fazendo Arte com Cândido Portinari
Professora Viviane AGIII E

Cândido Portinari teve uma infância de menino do interior, bastante simples, mas feliz e cheia de recordações. Gostava de jogar futebol, nadar nos rios da redondeza, brincar com pião, brincar de pular cela, balanço, enfim, brincava muito nas ruas de Brodósqui. 


 “Futebol em Brodósqui” 

 Releitura da obra usando lápis de cor e giz de cera

"Roda Infantil"
Desenho das crianças na revista, recorte e colagem para montar a roda





"Palhacinhos na gangorra"
formar o palhacinhos usando as pontas dos dedos.





Desenho da brincadeira preferida na parede de azulejos





"Meninos com pipas"








Agira é a hora de soltar pipa na escola e também levamos para casa.


 

Criando brinquedos e brincadeiras com material reciclável

"Binóculo"




Brincando com papel crepom, procurando a direção do vento.


Professora Vera
Agrupamento II/III Misto- Integral


























Professora crislaine- monitora Priscila
AGII


O destino dado ao lixo tem  sido uma das principais preocupações ambientais. Encarando a reciclagem como uma das soluções, trabalhamos com as crianças atividades que transformam o  que iria para o lixo em brinquedos.
Devemos incentivá-los as ações ambientais desde pequenos.















ProfªAna Maria AgIIIC 
MEIO AMBIENTE 
                Nós, a turminha da tia Ana Maria, estamos estudando sobre o meio ambiente .Começamos aprendendo um pouquinho sobre um dos principais meios naturais e diríamos um dos mais importantes para a sociedade sobreviver:O RIO
Começamos aprendendo sobre sua nascente:






Aprendemos que o rio é muito importante para a vida dos seres vivos e que sem ele morremos !!!A profª Ana nos disse que o rio nasce láaaa em cima da montanha e depois vai descendo e formando seus afluentes!!!Depois disso, fizemos um cartaz.



              Cortamos pedaços de papéis coloridos e fizemos a
 montanha. Cada amiguinho colou um pouco do desenho 
da nossa nascente e depois ainda recortamos bichinhos,
 flores e fizemos peixinhos , porquê nos disseram que lá 
na nascente do rio, os bichos e peixes e toda a natureza é 
muito linda e vivem felizes!
OLHA COMO FICOU NOSSA NASCENTE!!!
QUE LINDA!!!







Esse vídeo, mostra um pouco do trabalho realizado com as crianças do
agrupamento 3E, projeto identidade, alimentação saudável e diversos momentos de brincadeiras.

Professora Viviane





Professora Viviane
Agrupamento 3 E

A arte de Romero Britto


“A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.”( PCN, 2001, p.19 ):  


De acordo com os PCNs através da arte a crianças desenvolvem sua sensibilidade, percepção e imaginação, pensando nisso escolhi um artista brasileiro que cria obras alegres e que chamam atenção das crianças para observarem, admirarem e reproduzirem suas obras     






 As Crianças conheceram quem era Romero Britto, onde nasceu, sua história de vida e sucesso.
Observaram e pesquisaram diversas obras e depois fuzeram uma ilustração livre e na hora de colorir
seguiram o estilo alegre e colorido de Romero Britto.








 Usando a tinta guache e misturando as cores fizeram um trabalho coletivo para
colorir a obra: O Peixe












 Ficou lindo!
  E não podia deixar de pintar também a peixinha que ficou linda.








Com a obra "o cavalo", as crianças fizeram o contorno do  cavalo, em seguida 
usaram suas habildades para recortar e colar papéis colorido para colar dentro do 
contorno do cavalo.








Utilizando bandejas de isopor que iriam para o lixo, as crianças criaram diversos desenhos,
usaram a cola colorida, seguindo estilo Romero Britto.








 Ainda pensando no meio ambiente, usamos o pote iogurte que foi dado no lanche
para criar esses lindos vasinhos de flores.














 PROFESSORA ADÉLIA 

 AGRUPAMENTO 3B

DESENVOLVENDO O TRABALHO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS COMO FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES. A CRIANÇA SE ALIMENTA NO REFEITÓRIO E NA SALA GANHA UMA FIGURINHA PARA COLAR NA FRENTE DO SEU NOME. NO FINAL DO MÊS AVALIAMOS QUEM CONSUMIU MAIS ESSES ALIMENTOS SAUDÁVEIS.














UM DIA INTEIRO NO CEI!
(AG.II/III - INTEGRAL) 
Professoras: Vera (manhã); Júlia (tarde)
Monitoras: Mayara (manhã); Luzia (tarde) 

PARA CONHECER UM POUQUINHO DA ROTINA DAS CRIANÇAS QUE FICAM O PERÍODO INTEGRAL NO CEI JARDIM ENCANTADO, VEJAM ALGUNS REGISTROS DAS ATIVIDADES QUE FAZEMOS POR LÁ.


































PROF. VIVIANE
AG3- F

"VAMOS CUIDAR DO NOSSO PLANETA"

O QUE IRIA PARA O LIXO , AGORA VIROU BRINQUEDO!

O POTE DE IOGURTE VIROU UM FOGUETE


 A CAIXINHA DE ACHOCOLATADO VIROU UMA BOLSINHA
MUITO CHIQUE QUE AS MENINAS AMARAM FAZER...


PINTAMOS AS GARRAFAS DE LEITE E OS CONES DE LINHA DE CROCHÊ





QUE VIROU NOSSO JOGO DE ARGOLAS E UM JOGO DE BOLICHE










A GARRAFA PET VIROU UM VAI- E -VEM


A CAIXA DA PANELA UM DADO


MUITAS FOLHAS DE REVISTAS AMASSADAS UMA BOLA


A CAIXINHA DE SUCO UMA SACOLINHA PARA COLOCAR DOCES

  E TAMBÉM UM BONECO DE FANTOCHE


O ROLINHO DO PAPEL HIGIÊNICO UMA COBRA



A CARTELA DE OVOS FIZEMOS UM ÓCULOS ALIENÍGENA
E O PAPEL DA REVISTA PICADO, FOI COLADO 
NA BEXIGA QUE VIROU NOSSO 
PLANETA.




FOI MUITO LEGAL CRIAS E MONTAR ESSES BRINQUEDOS USANDO MATERIAS QUE IRIAM PARA O LIXO E AINDA NÃO TERMINAMOS, VAMOS FAZER OUTROS BRINQUEDOS.



O GIRASSOL
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
RODA, RODA, RODA
RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL

RODA, RODA, RODA
CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRA
GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
MARELINHO COMO O SOL

 ESSE É O NOSSO GIRASSOL


PLANTANDO SEMENTES DE GIRASSOL
NO JARDIM DA ESCOLA.
COMO NASCERAM RAPIDINHO.
AGORA É SÓ ESPERAR AS FLORES.




PROFESSORA ELIZANDRA- AGRUPAMENTO III C
COMO É BOM SER CRIANÇA...

APROVEITAMOS MUITO A SEMANA DAS CRIANÇAS 
PARTICIPAMOS DE OFICINA DE:
CONFECÇÃO DE  MÁSCARAS COM A PROFESSORA CRISLAINE.



SAQUINHO DE SURPRESA COM A PROFESSORA ELIZANDRA E ADÉLIA





CHAPÉU DE JORNAL COM A PROFESSORA  VERA


 TINHA BALÃO PULA-PULA, PISCINA DE BOLINHA, CAMA ELÁSTICA, 
ALGODÃO DOCE , PIPOCA.









E TEM MAIS: 
OUTRAS POSSIBILIDADES PARA DESENHAR E PINTAR!
(AG.III-D  Professora Vera) 
ARTE COM A AREIA DO PARQUE




DESENHO COM GIZ DE LOUSA MOLHADO


PINTURA COM TINTA GUACHE NO PAPEL DE SEDA AMASSADO



USANDO COTONETE COMO PINCEL


DESCOBRINDO QUE DÁ PARA FAZER TINTA COM  PAPEL



SEMENTES PARA ENFEITAR O DESENHO



FAZENDO CONTORNO COM BARBANTE




PROFESSORA JÚLIA- AGRUPAMENTO 3 E
BRINCANDO COM RECICLÁVEIS
 






                                             CORRIDA DO SACO







FAZENDO BOLSINHA






CONSTRUINDO  FOGUETE
BRINCANDO COM PÉ DE LATA





DANÇANDO COM POMPONS



REPRESENTANDO DIFERENTES FORMAS


 HORA DA PESCARIA





FANTASIANDO DE ANIMAIS








                                                          TEATRO DE FANTOCHES
                                                 


AG. 3 F
 PROFESSORA VIVIANE

"Toda criança quer
Toda criança quer crescer
Toda criança quer ser um adulto
E todo adulto quer
E todo adulto quer crescer
Pra vencer e ter acesso ao mundo
E todo mundo quer
E todo mundo quer saber
De onde vem
Pra onde vai
Como é que entra
Como é que sai
Por que é que sobe
Por que é que cai
Pois todo mundo quer..."

Música do grupo Palavra Cantada.

O que toda criança quer?


Fazer descobertas, cortar, colar, criar e pintar.
( Os animais que vivem na água)


Inventar brincadeiras, histórias se divertindo muito.


Encaixar e imaginar prédios, castelos e sempre criar uma história na brincadeira.



Descobrir novas possibilidades do brinquedo.


Conhecer coisas novas.
(plantação de mandioca.)
ordenhar a vaca e sentir o cheirinho do leite, e descobrir de onde vem.
Passeio Sítio São José.


Aprender sobre os problemas socias e buscar sugestões para resolvê-los.
Teatro de fentoche sobre a Agua, apresentado para as outras turmas.




 Brincar, brincar e aproveitar cada momento no Parque.



Fazendo arte com outras possibiladades.
(Carimbo usando folhas de árvores.)


Torcendo  para o Brasil.


Construir seu brinquedo.
e se divertir com os amigos.


Agrupamento II- Professora Ana Maria 
 A turminha do AGII está aprendendo sobre alimentação saudável e nutrientes dos alimentos, principalmente aqueles que são servidos em nossa merenda.



Estamos utilizando várias estratégias  para que esse aprendizado contribua para o não "desperdício" dos alimentos, construímos  conceitos importantes  sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis à nossa saúde.Utilizamos de computadores e pesquisas  para confeccionar  materiais , desenhos, painéis, etc...



  Nossa professora Ana Maria também nos gratifica usando cores verde quando comemos  tudo, amarelo quando jogamos algo fora, vermelha quando não queremos comer nada, incentivando-nos  a comer cada dia melhor.


Ainda continuamos  conhecendo os alimentos e estamos melhorando  nossa alimentação, agora sabemos  a importância  daquilo que comemos , sua vitamina  e o que nos faz bem.





Agrupamento III A- Professora Crislaine
Iniciando o trabalho com  sementes.




  
AGIII B -Professora Adélia
      No dia 20 de agosto nós fizemos um passeio ao Sítio São José, próximo ao Aeroporto Viracópos.
    Fomos muito bem recebidos pelos tios e tias e eles mostraram todo o sítio para nós, os animais, as plantações, andamos a cavalo, até tiramos leite da vaca  . Gostamos muito desse passeio.












PROJETO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA!
AG. III-D (Professora Vera)

 Para onde vai o sol quando anoitece?
Por que as estrelas só aparecem à noite?
Por que o planeta Terra tem esse nome?
Qual a importância das árvores para o nosso Planeta?

Por meio das pesquisas realizadas no projeto, as crianças do AG.III-D estão descobrindo muitas coisas sobre o Planeta Terra e a vida existente aqui.







Teatro: Cuidado com a "Dengue"
AG 3 F - PROFESSORA VIVIANE
Pedrinho sempre brincava em seu quintal todo desarrumado e cheio de bagunças.
Deixava garrafas, vasos e pneus que sempre juntava água.
 Quando chovia, a água ficava parada nos pneus, vasos e garrafas.
 E ali se tornava um lugar maravilhoso para os mosquitos que transmitem a Dengue morar.
Eles aproveitavam para colocar seus ovinhos e assim muitos mosquitos da Dengue
 iriam morar naquele lugar.
 Um dia quando Pedrinho estava brincando o Mosquito "Aedes Aegypti"
 aproveitou e deu uma picada em Pedrinho.
 Pedrinho ficou muito doente, teve febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas pelo corpo.


 Sua mãe ficou muito preocupada e chamou o médico.
 O médico disse a mamãe que pedrinho estava com Dengue

O médico explicou a ela que o seu quintal tinha criadouros do mosquito e que seria preciso fazer uma limpeza, ela não podia deixar nada que juntasse água,
 pois os mosquitos iriam se multiplicar e mais pessoas ficariam doentes

 Ela chamou Pedrinho, seus amigos e fizeram uma limpeza no quintal.
 Lá plantaram um lindo jardim, mas sem pratinho de água nas plantas.


 E assim foi a apresentação de teatro da turma do AG3 F


 No final cantamos uma música que a Prof. Viviane pesquisou na Internet
" Cuidado meu amigo para não adoecer, o mosquito da dengue temos que combater,
pneus latas e garrafas precisamos remover, cuidado com a água parada você pode morrer!"



Aprendendo brincando
Agrupamento 2 A- Professora Márcia

Ao brincar a criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de demonstrar sua opinião em relação aos outros. O brincar é uma das formas mais complexas  que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. Enquanto brinca assume papeis e agem segundo sua leitura de mundo, desenvolvendo assim sua personalidade.





 









Identidade
Turminha AGII B-Professora Ana Maria

 Cada indivíduo é único e o processo de autoconhecimento começa ao início da vida  e só termina no final da mesma.
A identidade é influenciada pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente.
A escola tem o papel  fundamental na construção dessa identidade e da autonomia da criança. O professor é um estimulador  e facilitador desse conhecimento pelos pequeninos.

Com isso procurei criar uma situação em que as crianças começassem a identificar seu próprio corpo de uma forma agradável, manipulando massinhas de modelar.


Esta atividade foi muito prazerosa e contagiante, todos queriam fazer seus bonequinhos e prestaram bastante atenção, percebendo que para construir o corpo precisamos de cabeça, tronco, pernas, braços, mãos, pés, etc...
 O resultado foi maravilhoso, além de aprendizado riquíssimo adquirido, puderam levar para casa seus bonequinhos(as) como brinquedos.









Ajudando o meio ambiente
Agrupamento III A- Professora Crislaine


Pensando no meio ambiente e no lixo que nele é descartado, resolvemos reutilizar uma caixa de madeira que veio com alimentos do Ceasa para nossa escola e depois de vazia iria para o lixo.
 Vamos ver como ficou?














Trabalhando com atividades diversificadas
Agrupamento III B- Professora Adélia

As atividades diversificadas, por meio de cantinhos, permitem que as crianças desenvolvam as diferentes linguagens, autonomia, integração e respeito ao colega.













Sai prá lá Dengue
AgrupamentoIII  C- Professora Elizandra

Preocupados com a epidemia  da Dengue em Campinas, confeccionamos um livro com os temas:
  • Aquisição de atitudes para a diminuição do mosquito transmissor.
  • Conhecimento dos lugares  que servem de depósitos.
  • Mosquito, sua transmissão e reprodução.
No decorrer dos trabalhos, divulgamos nossas pesquisas no painel da escola e confeccionamos fantoches.







.



          Explorando as possibilidades para Desenhar e pintar
                                     Agrupamento IIID- Professora Vera


As crianças do Ag.III-D estão sendo desafiadas a experimentar diferentes maneiras para pintar e desenhar.
Deixaram as mesas e foram para o chão em duplas. Então, sentiram como era produzir um desenho movimentando o corpo para acompanhar cada traçado. Ora ficavam deitadas, ora sentadas, e até ajoelhadas! Tiveram outra perspectiva para olhar o que estavam desenhado.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário