CEI JARDIM AMAPAT







AGIII F – TURMA DO FOGUETINHO
PROFESSORA  ROZANGELA 
 


Brincando e aprendendo
 

 
Brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente diversão, mas sim, um ato de aprendizagem significativa. Através do brinquedo BALANGANDÃ, a turma aprendeu que o AR existe em toda parte sendo ele invisível. E que o vento é o ar com pressa, ou seja, em movimento. Podendo ele ser forte ou leve. O vento forte traz prejuízos e o vento leve traz benefícios.
 
BALANGANDÃS sendo movimentados com ajuda do ventilador. Ventilador movimento o AR.
 
 
 
 
 
 As crianças movimentando com prazer seus BALANGANDÃS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



BALANGANDÃS sendo movimentados pelo VENTO (O AR COM PRESSA)!

















 


FESTA DE ANIVERSÁRIO DE NOVEMBRO E DEZEMBRO


AG III D, E, F - PROF. CLEONICE, MARLENE E 

ROZANGELA


 PARA ANIMAR A FESTA DE ANIVERSÁRIO, FIZEMOS A

 BRINCADEIRA "CAÇA AO TESOURO".

O TESOURO ERA ESTE:

ELE FOI COLOCADO EM UM PONTO DO SALÃO. AS 

CRIANÇAS TINHAM QUE ADIVINHAR AS PISTAS QUE 

AS PROFESSORAS DAVAM E PROCURAR A PISTA 

SEGUINTE ATÉ ENCONTRAR O TESOURO.



1ª PISTA:

LOCAL ONDE COISAS GOSTOSAS, SABOROSAS SÃO 

SERVIDAS E FICAMOS DE BARRIGUINHA CHEIA.




 
TODOS CORRERAM PARA O REFEITÓRIO.





 O RAFAEL ECONTROU A  SEGUNDA PISTA.

LUGAR ONDE AS CRIANÇAS GIRAM, SOBEM E 

DESCEM.
 
TODOS SE DIRIGIRAM  RAPIDAMENTE PARA O 
PARQUE.


LAURA ACHOU A 3ª PISTA.



LOCAL ONDE AS CRIANÇAS CORREM, PULAM, 

GRITAM, CONVERSAM, JOGAM FUTEBOL E 

BASQUETE E PULAM CORDA.

TODOS SE DIRIGIRAM PARA A QUADRA E ADRYAN 

ENCONTROU A 4ª E ÚLTIMA PISTA:

LOCAL ONDE BRINCAMOS DE RODA, DANÇAMOS, 

CANTAMOS E FAZEMOS FESTAS. 

MUITAS CRIANÇAS FORAM DIRETO AO PACOTE QUE 

ESTAVA SOBRE O BOLO FAKE DE ANIVERSAŔIO.






AÍ, FOI SÓ ABRIR E SABOREAR O TESOURO.






 DEPOIS, CANTAMOS PARABÉNS PARA OS 

ANIVERSARIANTES. DOS ANIVERSARIANTES DESSES 

MESES, SÓ VEIO A LAURA. PARABÉNS, LAURA!!




 

ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM 
CONJUNTO PELOS AG III D, E, F -  PERÍODO DA TARDE
PROFESSORAS CLEONICE, ROZANGELA E MARLENE.
TRABALHO BASEADO NO GRÁFICO DO CENSO DO
 IBGE DE 2010 SOBRE DISTRIBUIÇÃO ÉTNICO-RACIAL
 NO BRASIL
O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI TRAZER PARA O GRUPO REFLEXÕES ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO ETNICO-RACIAL NO BRASIL E, DE ACORDO COM O ANDAMENTO DAS ATIVIDADES, DIALOGAR SOBRE OS VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SUSCITADOS.
O PRIMEIRO PASSO FOI SOLICITAR ÀS FAMÍLIAS QUE ENVIASSEM AS IMAGENS E RELATASSEM QUAIS TIPOS DE ETNIAS FORAM MAIS DIFÍCEIS DE SEREM ENCONTRADAS. A MAIORIA DISSE QUE A NEGRA FOI A MAIS DIFÍCIL DE ENCONTRAR NAS REVISTAS.
DEPOIS, AMPLIAMOS O GRÁFICO COM AS DIVISÓRIAS A SEREM PREENCHIDAS COM AS IMAGENS DE CADA ETNIA: INDÍGENA, AMARELA, PRETA, BRANCA E PARDA.

 
EM SEGUIDA, PASSAMOS À COLAGEM DAS IMAGENS EM SEUS RESPECTIVOS ESPAÇOS.







O GRÁFICO PREENCHIDO FICOU ASSIM:




EM VOLTA DELE COLOCAMOS FRASES SOBRE O ASSUNTO:





PARA QUE AS CRIANÇAS TIVESSEM A COMPREENSÃO DE QUE O BRASIL É UMA GRANDE MISTURA DE ETNIAS, FECHAMOS O TRABALHO COM A COLAGEM DE IMAGENS DE TODAS AS ETNIAS EM QUALQUER PONTO DO MAPA QUE ESCOLHESSEM.








 AG3 F – TURMA DO FOGUETINHO
PROFESSORA ROZANGELA




PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS


As histórias nos permite voar para longe nas páginas de um livro.
A criança mesmo não sabendo ler convencionalmente é capaz de contar uma história através das gravuras, da sua imaginação e de suas vivências. Ela tem seu jeito próprio de ler e contar uma história, pois a leitura compreende muito mais do que decodificar letras e silabas, implicando em um conjunto de ações como a interpretação de desenhos e figuras. È importante também, em alguns momentos, que o educador seja espectador de suas crianças. Através dessa prática educativa a criança irá ter mais confiança, criando um laço afetivo que a ajudará no seu desenvolvimento nesta fase de descobertas.




























Cantinho da Leitura: Momento prazeroso. Contando história para as amigas.
.





AG III E
PROF CLEONICE

COMO NOSSO TEMA DE ESTUDO É CAVALO, ESCOLHEMOS A MÚSICA “ARRE, BURRINHO”, DA PALAVRA CANTADA PARA EXPLORARMOS O ASSUNTO “UTILIZAÇÃO DOS CAVALOS COMO MEIO DE TRANSPORTE”.
FIZEMOS OS BURRINHOS COM PRATINHOS DE PAPELÃO E COLOCAMOS, NAS COSTAS DE CADA UM, SAQUINHOS COM PRODUTOS PARA REPRESENTAR AS CARGAS QUE SÃO MENCIONADAS NA MÚSICA. FICOU ASSIM:

ARRE BURRINHO
(PALAVRA CANTADA)


ARRE, BURRINHO
QUE VAI PRA AZEITÃO
CARREGADINHO
 DE FEIJÃO.






 ARRE, BURRINHO
QUE VAI PRA LOULÉ
CAREGADINHO 
DE CAFÉ.



 ARRE, BURRINHO
QUE VAI PRA ESTREMOZ
CARREGADINHO 
DE ARROZ.


 
ARRE, BURRINHO
QUE VAI PARA IDANHA
CARREGADINHO
DE CASTANHA.



ARRE, BURRINHO
QUE VAI PARA A GUARDA
CARREGADINHO
DE MOSTARDA.


ARRE, BURRINHO
QUE VAI PRA MACAU
CARREGADINHO
DE CACAU.


ARRE, BURRINHO
QUE VAI PRO QUARTEL
CARREGADINHO
DE PAPEL.


ARRE, BURRINHO
QUE VAI PRA MELGAÇO
CARREGADINHO
DE BAGAÇO.

 

As crianças observaram e sentiram o cheiro dos saquinhos com os produtos antes de colocarmos nas costas dos burrinhos.

Foi bem divertida a atividade!



As famílias devem se lembrar de que, na época em que estávamos cultivando hortaliças, as crianças levaram mudinhas de milho para plantar em casa. Vejam só como está o pé de milho do Rian, que foi plantado no quintal de sua avó.



 














Parabéns à família do Rian!








AGIIIF- PROFESSORA ROZANGELA
POEMA -" DA MINHA JANELA"



Agrupamento III A- Professora Sueli
 As crianças do AGIII A tem vivenciado  diversos momentos  interativos  com o objetivo de vivenciar as diferentes linguagens.






































Agrupamento IIIC- Turma do Coelho- 
Professora Isis

                  Atividade: dobradura de coelho
             

   Algumas atividades desenvolvidas sobre o nosso mascote (coelho).

                     


O coelho Denis, Mascote da turma, já visitou as casas de todas as crianças do agrupamento IIIC.


                   Alguns momentos da nossa rotina diária.







  
    AG3 F – TURMA DO FOGUETINHO
              PROFESSORA ROZANGELA

Poema/ Poesia: um jeito lúdico de expandir o universo de comunicação dos pequenos
De forma lúdica, o poema amplia as possibilidades de comunicação e expressão e promove o interesse pelos vários gêneros orais e escritos.
Também tem por objetivo permitir que as crianças brinquem com as palavras e percebam as diferenças entre ritmos e sonoridades, cantar e recitar, falar e recitar.
Além de auxiliar a criança a reconhecer, compreender e dar significado às palavras. Sem falar que o vocabulário enriquece, pois todas aprendem novas expressões no contexto em que elas devem ser usadas. Também estimula o raciocínio ao brincar com as palavras. E os menores, que ainda têm dificuldade em se expressar, aproveitam muito essas oportunidades de troca, até porque os textos sempre representam situações reais.
PROFESSORA ROZANGELA





DECORANDO MINHA JANELA











"OBSERVANDO, PESQUISANDO, ESCOLHENDO, COLANDO A CENA QUE DESEJO  VER  PELA MINHA JANELA".










"O QUE VEJO DA MINHA JANELA!"
"EU VEJO..."

"CHEGOU O MOMENTO DE DECLAMAR, RECITAR O POEMA DA MINHA JANELA!"


TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS AGRUPAMENTOS D, E e F DO PERÍODO DA TARDE.

DENTRO DO TRABALHO QUE TEMOS DESENVOLVIDO SOBRE O TEMA “ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL”, FIZEMOS UMA HORTA PARA QUE AS CRIANÇAS PUDESSEM PLANTAR E ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DAS HORTALIÇAS ALFACE E RÚCULA.

APRESENTANDO AS MUDAS





ESPERANDO A VEZ PARA PLANTAR







PLANTANDO AS MUDAS

REGANDO A HORTA

 COMO ESTÃO LINDAS AS VERDURAS








VAMOS FAZER A COLHEITA?






HORA DE COMER!!!


TAMBÉM PLANTAMOS SEMENTES DE MILHO EM COPINHOS PLÁSTICOS PARA QUE AS CRIANÇAS PUDESSEM ACOMPANHAR A GERMINAÇÃO.





PARA REGISTRAR O TEMPO QUE DEMORARIA PARA GERMINAR A SEMENTE, MONTAMOS UMA TABELA NA QUAL DESENHAMOS COMO ESTAVA O COPINHO DIARIAMENTE ATÉ O SURGIMENTO DO PRIMEIRO BROTINHO.


DEPOIS QUE O BROTINHO CRESCEU UM POUCO, TODAS AS CRIANÇAS LEVARAM PARA CASA COM UM RECADO PARA OS PAIS PEDINDO QUE AJUDASSEM A CRIANÇA A PLANTAR A MUDINHA EM UM LUGAR MAIOR E ENVIASSEM FOTOS PARA NÓS DA COLHEITA.

FOI UM TRABALHO MUITO GRATIFICANTE, POIS AS CRIANÇAS GOSTARAM MUITO DE PLANTAR E CUIDAR E O MELHOR DE TUDO FOI QUE, PLANTANDO E CUIDANDO, PERCEBEMOS QUE SENTIRAM-SE MAIS ESTIMULADAS A EXPERIMENTAR AS VERDURAS. NO DIA EM QUE FOI SERVIDA A SALADA DE RÚCULA, POR EXEMPLO, TODOS EXPERIMENTARAM. HOUVE QUEM NÃO GOSTOU, MAS O IMPORTANTE É QUE, PELO MENOS, EXPERIMENTOU!









Professora Marlene- agrupamento 3 D
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os conhecimentos matemáticos são partes integrantes de um universo onde crianças desde o nascimento estão imersas.
Aqui na escola, nossas crianças participam de uma série de situações envolvendo os números, as relações entre quantidades e as noções sobre espaços. Utilizando recursos próprios, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, mostrar com os dedos as idades, manipular dinheirinho no faz de conta, separar e classificar jogos e objetos. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos.
Em sala de aula, fazemos diariamente a contagem das crianças e o calendário, onde uma criança conta as meninas, outra conta os meninos e eu finalizo fazendo a contagem total. Toda essa informação diária é colocada na lousa para que possam ter conhecimento da grafia dos números. A seguir e feito o calendário, onde elas pintam o dia representado pelo número.
Temos ainda os jogos pedagógicos, onde as crianças manipulam, classificando-os por tamanho, cor e categoria, ao mesmo tempo utiliza de forma criativa para explorar as fantasias.
Nas brincadeiras a matemática se faz presente nas relações que se estabelecem entre as crianças, na música onde envolvem números e sua contagem. Enfim, a participação ativa da criança , a natureza lúdica e prazerosa inerentes das atividades, tem servido de argumento para fortalecer a concepção de que se aprende matemática brincado.

ATIVIDADES REALIZADAS 



























AG 3 F- PROFESSORA ROZANGELA
IDENTIDADE DO GRUPO: “TURMA DO FOGUETINHO” (nome este escolhido através de uma eleição).
DIVERTINDO COM OS FOGUETINHOS








UM POUCO DA ROTINA DA TURMA DO FOGUETINHO
O estabelecimento da rotina é um fator que favorece o desenvolvimento da independência, autonomia, além de proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança.
Cantos com atividades diversificadas durante a semana: Através do brincar a criança desenvolve as múltiplas linguagens, a imaginação, a abstração, a estruturação do pensamento, a interação e constroem hipóteses sobre o mundo.

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 




AG III E - PROF. CLEONICE

OS ÍNDIOS E A NATUREZA

As atividades sobre cultura indígena realizadas com o AGIII E surgiram a partir do filme "Spirit". Assistimos ao filme porque estamos explorando o tema "cavalo" este ano. Mas o que mais nos chamou a atenção no filme foi a forma como o índio trata o cavalo Spirit que é um animal selvagem que não se deixa domar por homens brancos - estes usam métodos violentos  como chicotes e esporas. O índio faz amizade com o cavalo e consegue domá-lo apenas com carinho, companheirismo e amizade. Isso provocou curiosidade na turma em saber mais sobre como vive o índio e como é sua relação com  a natureza.
Agradecemos às famílias pela participação com pesquisas sobre o tema. Famílias que participam conseguem acompanhar de perto o que o filho aprende na escola e proporciona a ele grande alegria por saber que sua família se interessa pelo que ele faz na escola. Vocês não imaginam a satisfação que sentem quando chegam à escola dizendo "professora, eu trouxe a pesquisa!".

A professora foi lendo aos poucos as pesquisas trazidas pelas crianças. Descobrimos que o índio usa elementos da natureza (sementes, frutos, carvão) para  fazer tintas para pintar seu corpo  em ocasiões especiais como festas ou  lutas. 
Fizemos quatro bonecos usando as crianças como modelo, pintamos procurando fazer uma tinta da cor da pele do índio (com guache) e pintamos os bonecos.








CONHECENDO URUCUM






 
FAZENDO TINTA DE URUCUM PARA PINTAR O CORPO DOS NOSSOS ÍNDIOS

RETIRANDO AS SEMENTES


ACRESCENTANDO ÁGUA

BATENDO NO LIQUIDIFICADOR






COANDO



ACRESCENTANDO COLA


PINTANDO OS CORPOS DOS ÍNDIOS

CURIOSIDADE: A TRIBO TENHARIM, DA AMAZÔNIA, COSTUMA PINTAR OS CORPOS COM BOLAS PEQUENAS (MULHERES) E GRANDES (HOMENS).











USAMOS CARVÃO TAMBÉM, PARA PINTAR. TENTAMOS FAZER DESENHOS SEMELHANTES AOS QUE VIMOS NAS FIGURAS DAS PESQUISAS.





NOS TEMPOS ATUAIS





TAMBÉM FIZEMOS UMA CULINÁRIA INDÍGENA DEPOIS DE A PROFESSORA LER A HISTÓRIA:




CONHECENDO  A MANDIOCA: PASSAMOS UM VÍDEO MOSTRANDO UM PÉ DE MANDIOCA E COMO SE ARRANCA A RAIZ DA TERRA. DEPOIS, NA RODA, TODOS VIRAM A MANDIOCA COM CASCA E SEM CASCA.





DEPOIS DE TIRADA A CASCA, RALAMOS A MANDIOCA.


SENTINDO  A TEXTURA DA MASSA.

DEPOIS DE RALADA A MANDIOCA, É HORA DE TORCER A MASSA. USAMOS UM PANO DE SACO MUITO BEM LAVADO, NUNCA USADO ANTES.










CONTAMOS COM A AJUDA DO ESTAGIÁRIO VALDENIR.

DEPOIS DE RETIRADA A ÁGUA DA MASSA, FOI SÓ COLOCAR SAL E COLOCAR NA FRIGIDEIRA PARA LEVAR AO FOGO E ASSAR DOS DOIS LADOS.



PARA ASSAR A MASSA, CONTAMOS COM A AJUDA DE UMA PESSOA MUITO ESPECIAL, QUE VEIO NOS VISITAR BEM NO DIA EM QUE ESTÁVAMOS FAZENDO A RECEITA: A ILSA. ELA TRABALHOU CONOSCO DURANTE MUITOS ANOS!



DEPOIS FOI SÓ COMER! HUMMMM!


GABRIEL ESCREVEU A RECEITA DE BEIJU:




MUITO OBRIGADOS À ILSA E AO VALDENIR PELA FORÇA!


AINDA LOCALIZAMOS TRIBOS INDÍGENAS NO MAPA DO BRASIL:



COM A MÚSICA "TU TU TU TUPI" DE HÉLIO ZISKIND, SOUBEMOS QUE MUITAS DAS PALAVRAS QUE FALAMOS FORAM APRENDIDAS COM OS ÍNDIOS.

Tu Tu Tu Tupi
Hélio Ziskind
  
Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi

Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si

Todo mundo fala
língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani

E o velho cacique já dizia
tem coisas que a gente sabe
e não sabe que sabe

e ô e ô

O índio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
Se o índio deu nome, tá dado!
Se o índio falou, tá falado!
Se o índio chacoalhou
tá chacoalhado!
e ô e ô

Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
que índio vai falar:

Jabuticaba Caju Maracujá
Pipoca Mandioca Abacaxi
é tudo tupi
tupi guarani

Tamanduá Urubu Jaburu
Jararaca Jibóia
Tatu
Tu Tu Tu
é tudo tupi
tupi guarani

Arara Tucano Araponga Piranha
Perereca Sagüi Jabuti Jacaré
Jacaré Jacaré
quem sabe o que é que é?
- ...aquele que olha de lado...
é ou não é?

Se o índio falou tá falado
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado
e ô e ô

Maranhão Maceió
Macapá Marajó
Paraná Paraíba
Pernambuco Piauí
Jundiaí Morumbi Curitiba Parati
É tudo tupi
Butantã Tremembé Tatuapé
Tatuapé Tatuapé
quem sabe o que é que é?
- ...caminho do Tatu...

Tu Tu Tu Tu
Todo mundo tem...

FOI MUITO BOM SABER SOBRE OS ÍNDIOS, MAS FOI TRISTE SABER QUE ATUALMENTE TEM POUCOS ÍNDIOS NO BRASIL. 





AGIIIB- PROFESSORA SUSI
Brincar, ouvir histórias, pintar, cantar, dançar, jogar, são algumas atividades que permeiam o universo infantil.
As  ações são realizadas de forma natural e intuitiva pelas crianças em seu cotidiano.































AGIIID- PROFESSORA MARLENE - 

PROJETO IDENTIDADE: Tem sido desenvolvido continuamente com o objetivo de que a criança se reconheça, como ser próprio, com suas vontades, anseios, sua cultura familiar, porém inserido num grupo social. Neste projeto inicialmente ela vai se conhecer, reconhecer seu corpo e as particularidades que a identificam como pessoa, observando e percebendo as diferenças entre ela e os outros, sempre respeitando e apreciando estas diferenças.
Para desenvolver este trabalho, utilizamos algumas atividades, tais como : 

 Contação de historias:





Músicas que envolvam as partes do corpo.

Brincadeiras para reconhecer o amigo com os olhos tapados.
Se olhar no espelho:











                     
 Atividades com figuras e  desenhos.


Recortes e colagens.















Desenho  do corpo no chão e no papel













Brincadeira do abraço.



      Estas e outras atividades são desenvolvidas e revistas continuamente para que a criança perceba e identifique sua identidade e saiba respeitar o outro com suas semelhanças e diferenças, valorizando-as em si mesma e no outro. Profa. Marlene



Festa de aniversariantes do mês de janeiro e fevereiro- 2017







PASSEIO AO RECANTO LAGO DOS SONHOS

PERÍODO DA TARDE

FOI MUITO DIVERTIDO O NOSSO PASSEIO!!





































CURTIMOS MUITO O PASSEIO!












Professora Cristina
AGIII-A

Estudo do meio- Pedreira do Chapadão



 Releitura do livro "Jeito de ser" onde trabalhamos referências e sentimentos das crianças: O resultado ficou maravilhoso: Usaram a imaginação, a criatividade em diversas técnicas de pintura.















Mais fotos do mês de outubro
AG III D - prof. Cleonice

Todos fantasiados e lindos para o desfile!!






















Professora  Clarissa agrupamento 3 F

 Um pouco do nosso trabalho este mês: trabalhamos com quebra cabeça, atividades matemáticas,  contação de histórias étnico raciais, receitas africanas.













Turma do ag3 B  professora sueli

Durante o mês de outubro as crianças puderam vivenciar várias atividades prazerosas na CEI jardim Amapat:
Dia da fantasia com desfile de moda, Dia do pijama, até a professora entrou na dança.

Gincanas, brinquedos diferenciados: balão pula pula, cama elástica e piscina de bolinha, pipoca e algodão doce e o dia do sorvete.


































AG 3 D – PROF. CLEONICE
DENTRO DO NOSSO PROJETO “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”, ANALISAMOS QUADROS DO PINTOR BRASILEIRO IVAN CRUZ.
IVAN CRUZ NASCEU NO RIO DE JANEIRO NO ANO DE 1947. POR UM TEMPO, TRABALHOU COMO ADVOGADO, MAS ACABOU TROCANDO ESSA PROFISSÃO PELA DE ARTISTA PLÁSTICO. PINTOU MAIS DE 600 QUADROS QUE COMPÕEM O QUE ELE CHAMA DE SÉRIE “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA”, RETRATANDO MAIS DE 100 BRINCADEIRAS INFANTIS COMO CRIANÇAS JOGANDO BOLINHAS DE GUDE E PIÃO, SOLTANDO PIPA, PULANDO CORDA, AMARELINHA E PULA CARNIÇA.
ABAIXO, ALGUMAS DESSAS OBRAS:

DEPOIS DE OBSERVARMOS BEM OS QUADROS, CADA CRIANÇA ESCOLHEU UM BRINQUEDO OU BRINCADEIRA E PINTOU SEU PRÓPRIO QUADRO. PARA ISSO, REUTILIZAMOS CAIXAS DE PAPELÃO NAS QUAIS HAVÍAMOS RECEBIDO MATERIAIS. CORTEI AS CAIXAS QUE FICARAM PARECIDAS COM TELAS. USANDO TINTA GUACHE E PINCEL, AS CRIANÇAS PINTARAM UM FUNDO BRANCO, PINTARAM AS BORDAS E, FINALMENTE, PINTARAM O QUADRO. O RESULTADO FOI MARAVILHOSO!!! SAÍRAM LINDAS PINTURAS!!!























ME SENTI REALIZADA COM OS RESULTADOS, POIS SAÍRAM LINDAS PINTURAS, TODOS SOUBERAM USAR AS TINTAS E PINCÉIS SEM EXCESSO CONSEGUINDO DAR FORMAS AOS DESENHOS SEM FUGIR DO TEMA!










Brinquedos e brincadeiras
AGIII E- Professora Marlene

O brincar é a primeira forma de cultura das crianças.  O brincar dentro ou fora da sala de aula, o brincar livre ou dirigido, é uma atividade que    propicia o desenvolvimento cognitivo, físico, social. É nas brincadeiras  que a criança interage com o outro, faz suas trocas, aprende a respeitar e esperar sua vez, é em si uma  linguagem e uma fonte de vida.
Os brinquedos e brincadeiras é o espaço para  sonhar e criar, é o lúdico vivenciado nos mais diferentes aspectos, como na socialização, criatividade, imaginação, a coordenação, a expressão,etc.

Fabricando brinquedos.

Brincando de ovo choco.
Brincando com a Dona Aranha.
Na alegria, a fantasia com o faz de conta.

Brincando com pé de lata.
Chapeuzinho vermelho e o lobo mau, nas brincadeiras e  dramatizações.
Brincadeiras com a música "Terezinha de Jesus".
Confeccionando o pintinho amarelinho.










PREPARAÇÃO PARA A FESTA DA FAMÍLIA
TURMA DA MANHÃ - Professora Matilde
 CONVITES

 EMÍLIAS DE LÃ

PROFESSORA MONTANDO PAINEL
 PAINEL DE ATIVIDADES - JÁ NA FESTA
 EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES
 PAIS PRESTIGIANDO AS ATIVIDADES DE SEUS FILHOS (AS)

FAMÍLIAS REUNIDAS - OFICINA E MUITA ALEGRIA!!!









PROFESSORA SUELI- 2016
A infância  é a melhor fase  da vida. É nela que sonhamos , fantasiamos, interagimos,  brincamos, experimentamos, vencemos desafios, movimentamos, alegramos, aprendemos  que somos  todos iguais na diferença.
 AG3 B




















































AG3 C Professora Sueli- 2015
Passeio ao Buffet Kinder Platz




















AG 3 F PROF. CLEONICE

Na semana de 23 a 27 de novembro fizemos uma atividade de observação da obra de arte “Os guarda-chuvas” do famoso pintor francês Renoir*. Pesquisamos em livros sobre pintores, obras que retratassem coisas relacionadas ao nosso projeto e encontramos esta que está relacionada a chuva. Observamos bem os detalhes da obra e cada um tentou imitar o pintor fazendo sua própria pintura a qual chamamos “Um dia de chuva”.

*Auguste Renoir nasceu em Limoges, França, em 25/02/1841. É conhecido como o pintor da alegria e da felicidade. Em sua obra, nunca se observou qualquer nota de tristeza ou desespero. Aos 78 anos, rico e famoso, uma grave doença já havia deformado suas mãos por completo tornando-as parecidas com garras de pássaro. Mesmo assim continuou pintando; pedia para amarrarem o pincel em seus dedos. Morreu em 03/12/1919 deixando um legado de 5 mil obras distribuídas por todo o mundo.






                                    Pinturas do AG3 F:





















O MÊS DE OUTUBRO
para o AGIII A
Prof. Matilde



Neste mês, a professora trabalhou várias histórias, como de costume. Uma delas foi "O bebê da cabeça aos pés", "Coelhinho Insone", "O jornal", "Maria que Ria", "Tem de tudo nesta rua". A professora lê para as crianças, conversamos em roda sobre as histórias e as crianças as desenham. Assim, trabalhamos a linguagem oral, escrita e artística.

Em outubro, a escola comemora a semana das crianças. Confeccionamos sacolinhas de palhacinhos para levar os docinhos, trabalhando a criatividade, a linguagem artística.

No outro dia, fizemos palhacinhos de bexiga.

No outro, desfile de moda e fantasias, trabalhando a socialização e a parte afetiva das crianças.

No outro dia, foi cama elástica, piscina de bolinhas, balão pula pula, algodão doce e pipoca. Já, no dia seguinte, fizemos gincana e pintura de rosto das crianças.

Brincamos bastante neste mês: de estátua, dança das cadeiras, pato ganso, ovo-chôco, jogos de mesa. A brincadeira possibilita a expressão da criança, o comnhecimento e respeito às regras, a socialização, o lidar com frustrações, portanto, a afetividade.

Trabalhamos a música: "O Anel", no caderno de música, além das crianças virem a letra da música, contato com a linguagem escrita, elas a desenharam e fizeram atividade criativa sobre, como recortar um anel de papel laminado.

Fizemos quebra-cabeças de sulfite, onde as crianças trabalharam a coordenação motora fina, recortando, o raciocínio para encaixar as peças.






























Professora Sueli
 Agrupamento 3 B
No mês de outubro foram propiciadas atividades  diversificadas  para as crianças: brincadeiras interativas, pintura  no rosto, piscina de bolinha, cama elástica, passeio ao Parking Kids, desfile  de moda.
 "A criança que brinca, constrói seu mundo!"






































Professora Maria Aparecida- AG 3 D

O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil - RCNEI (1998) aborda a magnitude do imaginar e do brincar, através de experiências que sejam significativas para a criança, colaborando para as relações sociais, afetivas, cognitivas e emocionais.
                                                         Para Lima (2008): Quando brinca ou joga, a criança transforma objetos, animais, pessoas, lugares, coordenam diferentes experiências, através da memória e da imaginação. O momento de brincar pode ser visto como um laboratório, um espaço de experimentação, no qual a criança pode ensaiar errar, sem a pressão do mundo adulto. A criança, por meio da linguagem simbólica, utiliza-se de objetos, insere-se no mundo da cultura, constrói o pensamento, lida com seus sentimentos e amplia suas relações sociais. (BRASIL, 1998b, p. 10-11 apud LIMA 2008 p. 14).                            
A Fantasia do Real possibilita à criança transpor o mundo real de forma imaginativa, criar ou recriar situações vividas por ela no dia a dia. Uma forma encontrada pela criança para interpretar situações, imitar, criar e recriar personagens, objetos, ficar mais perto do super-herói da televisão ou de seu livro preferido; iniciar uma viagem fantástica; representar papeis, como quando brinca de casinha, imita e recria situações vistas por ela e que fazem parte do cotidiano de sua família.






PROFESSORA CLEONICE
 AG 3 F

O desenho animado “O show da Luna” é muito legal! Como a Luna, que quer muito saber e aprender um montão de coisas, nós também queremos!
Por isso, nosso tema deste semestre é “Eu quero saber...”. Queremos saber várias coisas sobre fenômenos da natureza:
1. Como é que chove?
2. Sobre o mundo.
3. Sobre o céu.
4. Por que dá relâmpago?
5. Como é feita a nuvem?
6. Como é feito o sol?

A tempestade do dia 08/09 deixou todo mundo alvoroçado! Só se falava sobre isso no dia seguinte! Então, a professora trouxe uma notícia de jornal que falava da tempestade. Aprendemos algumas características do texto jornalístico, fizemos nosso próprio texto com nossas conclusões e desenhamos!












 MUSICALIDADE COM BANDINHA
PROFESSORA SUELI AGIIIB









PROJETO PALHAÇO- PROF MATILDE - AGIIIA


O projeto Palhaço surgiu do interesse da turma pelo tema desde o começo do ano.
Em roda, comentavam que viram palhaços em circos próximos de suas casas, e até mesmo em igrejas.
Falavam do medo de palhaço!
Então, levantamos as perguntas das crianças sobre o tema: Índice I.
Foi mandado bilhete para casa pedindo contribuições das famílias sobre o tema.
Aprendemos sobre a origem do palhaço!
A palavra palhaço deriva de paglia, de origem italiana, que significava palha, que revestia as roupas dos palhaços para amortecer seus tombos.

Nosso mascote que as crianças deram o  nome de Pé-de-Feijão.




Estudamos a origem dos palhaços, como os Prang's da Malásia.




Poesias baseadas nas pesquisas sobre o Bobo da Corte que foi uma das primeiras manifestações de palhaço na Idade Média.






Passeando com  o mascote João-Pé-de-Feijão.



Visita do palhaço Espuleta






PROF.ª MÔNICA-AG3-E
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Neste bimestre estamos trabalhando o incentivo a“alimentação saudável” . Uma das atividades que realizamos foi o plantio do manjericão, que serve de exemplo de como acontece o processo de crescimento dos alimentos que chegam aos nossos pratos.


O primeiro passo foi preparar o vaso para o plantio colocando pedaços de cacos de telha.





Depois foram colocando a terra com a ajuda de copinhos.


Agora a hora legal: semear a terra.





Agora a água e a luz do sol que são os alimentos da plantinha.

Depois foi só esperar , que logo começou a surgir os primeiros sinais das folhinhas. Foi uma festa!



Outra espera!Cuidamos diariamente até que estivesse pronta pra ser levada para casa.





Agradeço aos pais que contribuíram para a compra da terra e da semente, para que pudéssemos realizar este trabalho tão gratificante para as crianças.

AGRUPAMENTO 3  B-PROFESSORA MARLENE

No dia 28/08/15, fomos conhecer um espaço centenário de Campinas, o “Bosque dos Jequitibás”. Lá no nosso pequeno zoológico as crianças puderam contemplar desde a Reserva Florestal – “ Um sopro de vida no Centro de Campinas”, o Museu de História Natural, o Aquário Municipal, o Teatro Carlos Maia, até o Parque Infantil. A expectativa começa dentro do ônibus…





A expectativa aumenta ainda mais, na entrada do bosque



 O bezerro de duas cabeças, as borboletas, as cobras, o lobo, e todos aqueles animais empalhados deixou – os perplexos.



No meio das arvores, o encanto das estátuas.



Uma pausa para o lanche, um verdadeiro pic nic para a recuperação das energias.

As araras azuis tão barulhentas quanto nós.



Finalmente o parque, para relaxar e ir embora.








MOMENTOS ESPECIAIS DO AGIII B - PROF. MATILDE





BRINCANDO COM LENÇÓIS E FANTASIAS


BRINCADEIRAS COLETIVAS NO SALÃO




MOMENTO DELÍCIA: CULINÁRIA


BEIJINHO DOCE- IGUAL A MÚSICA DO CENTRO-OESTE:
"BEIJINHO DOCE"




 FAZENDO BOLINHAS COM OS AMIGOS, APRENDENDO VÁRIAS LINGUAGENS:
SOCIAL, AFETIVA, MATEMÁTICA, ORAL...





FESTA DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS











PROFESSORA MARLENE- AGRUPAMENTO 3 C

SEMANA DA CRIANÇA- SEMANA DA ALEGRIA”

Com o objetivo de oferecer uma semana de muita diversão, alegrias e entretenimento foi oportunizado às crianças uma semana de atividades especiais, tão especiais quanto elas são para nós.
Foi uma semana divertida com várias brincadeiras, brinquedos, algodão doce, pipoca, sorvete e outras guloseimas. Tivemos ainda um dia muito especial com cama elástica, balão pula-pula e piscina de bolinhas. Confeccionamos o bilboquê (sapinho), que cada um pôde levar para casa e tivemos ainda a seção cinema com pipoca. Tudo foi planejado com muito carinho para dar um pouco mais de alegria para nossas queridas crianças.












                                                                                                                                                           






PROFESSORA CRISTINA- AGRUPAMENTO  3F
PEQUENOS ESCRITORES

Tudo começou com Monique, que chegou na escola com um papelão dobrado ao meio perguntando se podia explicar, na roda, como se faz um livro!

Na roda Monique disse que sua mãe explicou que com aquele papelão dava para fazer um livro, que dentro dele tinha que escrever a história, mas que tinha que escrever “bem direito”, para todo mundo entender...

Perguntei à turma se eles queriam fazer um livro... Pedro N. estão, disse que não iria dar, porque ele só sabia escrever em inglês! (De um jeito que ninguém entende!)

Disse que eles poderiam me contar a história e eu escreveria... Eles gostaram da ideia, escrevi a história que cada criança me contou e eles ilustraram  usando lápis e canetinha. Escreveram o título da história e o nome do autor. 



Com criatividade elaboraram uma capa bem legal para os livros.

 

 


Por fim encadernaram suas produções com muita habilidade!


Os pequenos escritores ficaram  felizes com suas produções!!! Parabéns AG3F!!!

 





O AGIIIB, PROFA MATILDE, ESTÁ DANDO CONTINUIDADE AO PROJETO: REGIÕES BRASILEIRAS.





FIZEMOS UM PASSEIO PELO NOSSO BAIRRO


COM DIREITO A PIQUENIQUE


REPRESENTAMOS O QUE APRENDEMOS COLETIVAMENTE


APRENDEMOS SOBRE OS ANIMAIS DO NORTE E DO CENTRO-OESTE DO BRASIL



FIZEMOS UMA LINDA ATIVIDADE DO NOSSO ANIMAL PREFERIDO COM MATERIAL RECICLÁVEL



APRENDEMOS DIVERSAS LENDAS DESSAS REGIÕES DO BRASIL COMO: CURUPIRA, SACI PERERÊ, VITÓRIA RÉGIA, BOTO-ROSA...


A PROFESSORA, SEMPRE TRABALHA UMA MÚSICA, UMA BRINCADEIRA DE CADA REGIÃO E LÊ UMA HISTÓRIA.
ADORAMOS A HISTÓRIA: "O JOELHO DO JUVENAL", DO ZIRALDO, QUE VALORIZA A INFÂNCIA!




A PROFESSORA, FEZ UM ROSTINHO EM CADA JOELHINHO PERALTINHO!
   



PARA QUE, SE UM DIA, CRESCERMOS E USARMOS CALÇAS COMPRIDAS, NUNCA NOS ESQUEÇAMOS QUE JÁ TIVEMOS JOELHINHOS QUE CORRERAM, BRINCARAM E QUE VIVIAM RALADINHOS!!!







 __________________________________________________________________________________ 
  


AG3 E- Professora Cleonice


POR QUE EXISTEM PONTES?

 No segundo semestre, estamos estudando sobre o Brasil, dando maior destaque às cidades sede da Copa do mundo 2014, conforme planejado desde o início do ano.
 Uma das questões levantadas  pelo grupo do AG3E foi "Por que existem pontes?
 Para responder  a essa questão, inicialmente, conversamos na roda para que todos colocassem suas  hipóteses a respeito do assunto. Em seguida, pesquisamos em livros e revistas figuras de pontes.


Depois, como tínhamos visto várias imagens que o Gabriel, nosso mascote, trouxe se São Paulo e uma das imagens era de um espaço do parque Ibirapuera onde existe uma ponte. Ficou mais fácil para todos entenderem para que serve uma ponte.
O passo seguinte foi combinarmos como faríamos  o registro desse nosso novo conhecimento. Foi então que o João Pedro deu a ideia de fazermos pontes com lego. Questionei qual o material disponível em sala  poderíamos usar e ele sugeriu que usássemos alguns blocos de montar com os quais sempre brincam. A seguir todos  foram fazer suas pontes.






 Em seguida Maria Eduarda disse que ainda faltava fazer um  rio, para passar embaixo da ponte. Então, colocamos a ponte numa folha e todos pintaram o rio.




Depois pintamos o chão, sempre combinando antes como fazer e  com que material. usamos areia, guache e cola.







 O próximo passo foi confeccionar árvores com papel cartão e dobradura: conversamos antes sobre a importância das  árvores próximas ao rio.






Demoramos quase uma semana para concluir, mas foi tudo muito gostoso de fazer e ficou muito legal!






AG3 A- Professora Sueli


No mês de agosto fomos conhecer o parque “Luciano do Vale” na Vila União, fizemos um piquenique brincamos muito no parquinho. Adoramos o passeio.







Antes de trabalhar a copa a professora falou sobre a localização do planeta Terra, do Brasil, estado, cidade, bairro e onde está localizada nossa escola. Após o término da Copa no Brasil, estamos dando continuidade ao projeto estudando as regiões que foram sedes da Copa, inserindo músicas, brincadeiras, os animais e plantas que predominam nas regiões. 


Iniciamos com a região norte, através de pesquisas feitas pela professora Sueli e também leitura de livros as crianças puderam perceber sobre a biodiversidade e extinção dos animais, da importância da cadeia alimentar e da quantidade de água que temos nessa região. As crianças estão aprendendo a economizar água, fazendo também a conscientização das famílias.

 
A professora leu o livro “Cada um tem o seu jeito”, inserindo valores que devemos ter para com o próximo durante nossa vida .


Aproveitamos o pote de iogurte oferecido no lanche para confeccionarmos as "Pepas", que tanto gostamos de assistir. Pintamos e decoramos elas para apresentarmos na exposição para nossas famílias.









Gostaríamos de agradecer a todas as famílias que puderam participar da festa pois a maioria que veio elogiou e gostou muito de fazer a oficina.






 AG3-Professora Cristina

Vamos brincar de marinheiros da Europa?

Toda semana brincamos no salão da escola e a brincadeira que a nossa turma do AG3F mais gosta é "marinheiros da Europa". Começa com a divisão da turma em mais dois times:
 
A TURMA QUE INICIARÁ A BRINCADEIRA COMBINA COMO IRÁ “COMBATER”





Eles se encaminham para onde  está o outro time e dizem:
-Somos marinheiros da Europa! 
-O que vieram fazer?
-Combater.
-Combatam um pouco para a gente ver.
Eles fazem a mímica do que eles combinaram.



Quando time adversário adivinha o que eles  estão combatendo, eles saem correndo. Aqueles que o grupo pegar mudam para o outro time...



 





AG3 E- Professora Cleonice

Toda Terça-feira, nós vamos brincar no salão.

 A gente  se movimenta muito!

Gostamos muito de brincar no circuito:

Neste, nós caminhamos pelo banco e pulamos!









Passamos pelas cabanas!











Viramos cambalhotas!

 
 
 

Pulamos com os dois pés ao mesmo tempo nos círculos!







No salão, também aprendemos muitas brincadeiras como: “PASSA, PASSA CAVALEIRO”, “MARINHEIROS DA EUROPA”, “ESTÁ PRONTO, SEU LOBO?”, “PEGA RABINHO”, “GATO E RATO”, “OVO CHOCO”, “MANDO TIRO”, “ONDE ESTÁ A MARGARIDA”, “PATO, PATO, GANSO”, “GATO MIA”ETC.


Nos divertimos muito enquanto aprendemos!
Agradecemos a Shirlei e a Lídia que sempre nos ajudam nessas atividades.









AgIII C- Professora Marlene

PROJETO “COPA DO MUNDO”

A copa  acabou, os campeões do mundo na copa do Brasil foram os alemães, mas os nossos verdadeiros  campeões são do  AMAPAT.  Desenham, cantam, dançam, jogam, criam e recriam, pintam e bordam, pulam, modelam, etc.  e ainda  jogam bola.  Enfim, a copa acabou, os sonhos se diluíram, a vida continua e os nossos pequenos heróis, estão aqui no nosso dia  a dia, desenvolvendo o seu potencial biológico, emocional e cognitivo.








No “PROJETO COPA DO MUNDO”, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do futebol, a invenção da bola e suas diferentes características, as regras e ainda confeccionaram suas próprias bola de meia, além de vivenciarem o jogo de futebol, na quadra, com partidas  entre meninos x meninas.







Conheceram alguns hinos, bandeiras, regras, chuteiras e algumas características de certos países.    Montaram cartazes, com figuras enviadas pelas famílias, montaram álbum de figurinhas e torceram muito.







Até a FESTA DOS ANIVERSARIANTES, no mês de junho, foi comemorada em clima de copa, sempre com muita alegria e brincadeiras que tinham como objetivo o crescimento e o desenvolvimento saudável de nossas crianças.













BOLA DE MEIA  
Agrupamento 3 F- Professora Cristina
Já postei uma atividade sobre brinquedos com materiais recicláveis, mas vou postar novamente, agora da bola de meia, pois foi uma atividade que as crianças gostaram muito e precisaram de muita concentração e coordenação.

Primeiro as crianças amassaram o jornal e passamos uma fita adesiva para dar o formato.



Depois as crianças colocaram o bola de jornal dentro da meia


 E então foi só costurar! Isso mesmo cada criança costurou sua bola! Mas usamos uma linha de pipa que é mais grossa e não embaraça e uma agulha de bordar sem ponta... Olha quanta concentração!!






















CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS
Agrupamento 3D - Professora Mônica
       Neste ano temos a proposta de confeccionar brinquedos com materiais recicláveis e assim incentivar a conservação do meio ambiente  e com o brinquedo oportunizar o desenvolvimento, a experimentação, a descoberta, a invenção e estimular a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança.
                      Pião de tampa de garrafa pet

 


Cavalinho  com garrafa pet


 Bola de meia
 


Viseira





Aprendizagem através das várias linguagens
Agrupamento 3A - Professora  Sueli


As crianças do ag.3A, estão desenvolvendo várias atividades relacionadas ao tema "Copa do mundo no Brasil". Com o objetivo de desenvolver diferentes linguagens foram reaproveitadas as bandejas de isopor que seriam descartadas em lixo comum para a confecção e pintura de bandeiras de vários países que estarão jogando na copa.


Na bandeira do Brasil exposta no painel da escola, as crianças colaram vários valores que estão sendo tralhados na sala todos os dias pela professora como; respeito, paz amor, solidariedade, amizade entre outros.


Levaram colados na bandeira do Brasil que desenharam e pintaram a poesia que a professora Sueli compôs sobre a copa do mundo. 


Aprenderam sobre a proliferação da dengue e os perigos que a doença pode trazer para a saúde, confeccionando vários cartazes. Um deles foi afixado na porta da escola com os desenhos pintados pelas crianças falando sobre como se dá o contágio e os sintomas da doença.





Cada criança levou um cartaz com o desenho do mosquito , colado no copinho de iogurte que tomaram na escola, sendo estimulados pela professora Sueli a falarem para as famílias o que aprenderam na escola sobre a doença, visando a conscientização de todos, já que a dengue é um caso de saúde pública.





Brinquedo com material reciclado
Agrupamento 3 F- Professora Cristina


No mês passado a turma do AG3F fez um pião com tampinha de refrigerante e palito de churrasco.


Primeiro as crianças decoraram o palito com canetinha...





A Prô fez um buraco na tampinha com prego e martelo e as crianças encaixaram o palito na tampinha, ficou assim...



Depois foi só brincar!!! 












REGISTRO SOBRE NOSSO PASSEIO AO CINEMA EM 15 DE ABRIL
Agrupamento 3E- Professora Cleonice 
Depois do passeio, fizemos roda de diálogo sobre nossas impressões sobre o filme. No filme, a Ararinha Azul, Blue, vai para a floresta Amazônica com sua família. Lá eles descobrem muitas ararinhas azuis vivendo na floresta que por sua vez está sendo ameaçada por homens munidos de armas e máquinas que estão destruindo a floresta e ameaçando todos os animais. Os animais se unem e derrotam os homens conseguindo, com a ajuda de um casal de biólogos, transformar o local onde vivem em área de proteção ambiental.
Depois da roda do diálogo, fizemos um painel pintando o chão com uma mistura de areia, cola e guache. As crianças trouxeram galhos e folhas com as quais fizemos as árvores. Fizemos dobraduras para representar as ararinhas e desenhos em sulfite para representar os homens, as máquinas e outros animais da floresta.












UM POUCO DA NOSSA ROTINA
AG3-D Profª Mônica

Roda para conversar , cantar e ouvir histórias

Modelagem com massinha;

Quebra-cabeça;

Jogos de encaixe;

Pesquisa, recorte e colagem;

Pintura;

Nosso lanche com autosservimento

Quadra com atividades livres;



Finalizamos com a roda final;
 

A massinha é uma das brincadeiras que as crianças
                                         mais gostam.
A turma da professora Sueli do Ag3 A, participou
                                         da confecção de massinha, onde o fazer artístico
                                                         
                                                           
                                       
                                         foi estimulado, trabalhamos também:

                                          coordenação motora,os movimentos,
                                         as cores, medidas, texturas etc.
                                         
                                           Após acompanhar a transformação da receita, as
                                          crianças registraram no caderno e brincaram muito.


                                   




 















2 comentários:

  1. ADOREI O PROJETO DE VCS GOSTARIA DE SABER SE TEM MAIS FOTOS DA CULINÁRIA E DO PASSEIO

    ResponderExcluir
  2. Legal. Agradecemos. Temos sim mais fotos, porem estão no arquivo da escola.

    ResponderExcluir