quarta-feira, 4 de julho de 2012

A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - EMEI JARDIM AMAPAT


As professoras Cármen Lúcia Martinucci Candalaft  do AG3B e Matilde Maria de Magalhães Arena do AG3A, participam do grupo de formação “Violão: recurso didático-pedagógico na sala de aula”. Essa prática vem sendo desenvolvida diariamente junto às crianças da escola. Ressaltam no texto abaixo a importância da música para o desenvolvimento da criança. (texto redigido pelas professoras para o curso de violão).

A música é entendida, por BRITO (2003) como um processo contínuo, que está sempre se construindo e que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. Por isso, possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Com a musicalização, é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada. Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “A criança está aberta para receber”, diz Muszkat. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro. Sabe-se que os bebês reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos. Vale ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim, cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação, contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a evolução do bebê no sentido auditivo, linguístico, emocional e cognitivo. Isso ocorre também durante todo o desenvolvimento infantil, pois através da música e de suas características peculiares, tais como ritmos variados e estrutura de texto diferenciada, muitas vezes com utilização de rimas, a criança vai desenvolvendo aspectos de sua percepção auditiva, que serão importantes para a evolução geral de sua  comunicação, favorecendo também a sua integração social. Quando estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização, consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque, juntamente com o cantar, ocorre com frequência o desejo ou a sugestão para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e expressão corporal. No setor linguístico percebemos a possibilidade de estimular a criança a ampliar seu vocabulário, uma vez que, através da música, ela se sente motivada a descobrir o significado de novas palavras que depois incorpora a seu repertório. Todos esses benefícios são estendidos não só à linguagem falada, mas também à escrita, na medida em que boa percepção, bom vocabulário e conhecimento de estruturas de texto são elementos importantes para ser bom leitor e bom escritor. A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. É necessário que os professores se reconheçam como sujeitos mediadores de cultura dentro do processo educativo e que leve em conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como indivíduos produtores e reprodutores de cultura. Só assim poderão procurar e reconhecer todos os meios que têm em mãos para criar, à sua maneira, situações de aprendizagem que dêem condições às crianças de construir conhecimento sobre música.
Sugestão de Atividade Musical  para AgIII
A Barata (Ritmo Rock)
A
A barata diz que tem
E7 A
Sete saias de filó
D
É mentira da barata
E7 A
Ela tem é uma só
D
Há, há,há, hó, hó ,hó
E7 A
Ela tem é uma só
A
A barata diz que tem
E7 A
Um anel de formatura
D
É mentira da barata
E7
Ela tem a casca dura
D
Há, há,há, hó, hó ,hó
E7
Ela tem a casca dura
A
A barata diz que tem
E7 A
Um sapato de fivela
D
É mentira da barata
E7
O sapato é da mãe dela
                                 D
Há, há,há, hó, hó ,hó
E7 A
O sapato é da mãe dela
Continua as mesmas notas com outras letras.
Breque

Bibliografia:
BRITO,T.A. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança.2ªed.São Paulo: Petrópolis, 2003. http://psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=336






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