terça-feira, 18 de setembro de 2012

A importância dos diferentes povos na formação do povo brasileiro

         O AGIII A da Emei Jd. Amapat , professora Matilde, no primeiro semestre trabalhou a cultura indígena. Aprendemos várias coisas sobre os costumes, vestimentas, alimentos e brincadeiras dos índios. No começo do 1º semestre para encerrarmos este povo, cada criança levou para casa a Boneca Oriba para passar o dia com ela. Cada família registrava num caderninho como foi o dia da criança com a Oriba. Foram lindos registros e a participação foi tão boa, que uma família contribuiu fazendo uma roupa, sapatinhos e bolsinha para a Oriba (foto acima), mostrando assim, a influência de outros povos sobre os índios.


       Quem participou da festa da Família, pôde levar para casa um vasinho de cerâmica que ensinamos a pintar com a técnica do giz-de-cera e do nanquim. Como sobraram vasinhos de flores, O AGIII A plantou-os na horta da escola. Assim, pudemos trabalhar o respeito à natureza e ao meio ambiente.





         Neste 2º semestre, iniciamos o estudo da cultura negra, principalmente as influências que este povo teve no Brasil. Através das pesquisas que as próprias crianças trazem, já pudemos conhecer as contribuições que os negros trouxeram nas brincadeiras que conhecemos como: cavalo-de- pau; cobra-cega, estilingue. Pudemos aprender sobre a Capoeira, realizamos até uma roda de capoeira, com berimbau. Também, através das pesquisas, livros, estamos trabalhando o respeito às diferenças, a auto-estima da criança, e a prevenção ao bullying.

   Roda ao som do berimbau: "paranauê, paranauê, paraná".
Na capoeira um esquiva, enquanto o outro ataca. Em volta todos cantam, batem palmas. Com isso, foi trabalhado ritmo.

             Desenho representando uma roda de capoeira.
 Roda de capoeira no Sesc.
 Cobra-cega
 Cavalinho-de-pau

 Desenhando sobre a história.

Crianças em roda, observam e discutem as pesquisas sobre os negros.

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